AgendaFestivais

40 anos Bienal Videobrasil – edição reúne artistas do Sul Global e traz retrospecto da mostra

"A memória é uma ilha de edição" é o tema que norteia no Sesc 24 de Maio.

Compartilhe
Compartilhe

A “22ª Bienal Sesc_Videobrasil | A memória é uma ilha de edição” ocupa o Sesc 24 de Maio entre 18 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024, levantando temáticas contemporâneas em um mundo pós-pandêmico e reflexões sobre a própria história do Videobrasil, evento criado em 1983 que completa quatro décadas de existência.

Inspirada na frase de Waly Salomão (1943-2003) que intitula a edição – retirada do poema Carta aberta a John Ashbery –, a mostra busca estimular o olhar para a produção de artistas de gerações e origens geográficas distintas que questionam concepções hegemônicas de memória e noções estabelecidas de tempo por meio de variadas estratégias artísticas.

A exposição principal da Bienal Sesc_Videobrasil reúne um conjunto com cerca de 140 obras entre têxtil, pintura, fotografia e uma presença destacada de vídeos instalados em grande escala, de 60 artistas ou coletivos da África, das Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania. Distanciamentos e aproximações entre as produções surgem, por exemplo, em trabalhos de artistas de povos indígenas de diferentes regiões do globo, desde o Brasil até a Austrália e Nova Zelândia.

O evento também apresentará a mostra Especial 40 anos – um espaço no Sesc 24 de Maio que será dedicado à trajetória do Videobrasil ao mesmo tempo que se relacionará diretamente com a exposição principal. O Especial 40 anos, com curadoria de Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, explorará o Acervo Histórico Videobrasil, com vasto material de arquivo e obras que percorrem toda a história da Bienal, levando o público a refletir sobre a importância do vídeo nestas quatro décadas.

“Trabalhamos para trazer de volta o foco no vídeo para contextualizá-lo dentro dessa história. Há 40 anos, trouxemos o vídeo como a mídia preferencial da época. Hoje, ele é onipresente, faz parte do cotidiano, da vida das pessoas. Estamos falando de telas, de uma experiência que atravessa diferentes visões e vivências por estar presente não apenas no contexto da arte, mas também no nosso cotidiano”, afirma Solange Farkas. E ela conclui: “No espírito do verso de Waly Salomão que dá título a esta edição, reeditamos nossas memórias à luz de um novo presente. Olhar para o passado do Videobrasil revela, paradoxalmente, um movimento constante de auscultação de futuros”.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “nesta mostra, o sentido da memória também comparece no plano institucional, quando considerada a duradoura parceria entre o Sesc e a Associação Cultural Videobrasil. Desde os anos 1990, as organizações vêm estimulando a pesquisa e a produção de agentes em atividade fora dos enclaves euro-americanos de poder. A realização desta edição serve de oportunidade para evocar a origem da Bienal, com o espaço que ela abre para intercâmbios entre artistas de diversos países, e entre estes e os públicos, com ênfase nas experiências de formação crítica acerca da cultura global, com suas assimetrias”.

SERVIÇO

22a Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição
Local: Sesc 24 de Maio
Período expositivo: 18 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Acessibilidade: audioguia e videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis e mapa tátil; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Classificação Livre | Entrada gratuita
SESC 24 DE MAIO
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 República – São Paulo (SP) Telefone: (11) 3350-6300
Transporte Público: Metrô República (350m)
Não tem estacionamento

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaTeatro

Tragicomédia “Mostra a Tua Cara” revive o Brasil dos anos 90

Nos anos 90 o Brasil passava por muitas mudanças políticas e sociais. Entre o fim da...

Foto: Sergio Fernandes
Agenda

“Moko” faz tour por São Paulo 

Inspirado pelo cruzamento transatlântico dos espíritos “mokojumbies" e pela ancestralidade afroindígena, as...

AgendaShows

Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose

Dia 14 de dezembro, sábado, às 17h, a grande pianista Eudóxia de...

AgendaTeatro

“Aqueles que deixam Omelas” estreia no Espaço Sérgio Porto

Com direção de João Maia P e atuação de João Pedro Zappa,...

AgendaArtes Visuais

Imaginário Periférico encerra 2024 com exposição coletiva em Nova Iguaçu

A segunda edição da mostra ‘Imaginário Periférico Raiz’ reúne artistas visuais de...

AgendaTecnologia

Mostra “Robótica Artística: Sons e Sentidos” une música, tecnologia e inclusão em experiência interativa

A exposição apresenta robôs percussionistas criados por pessoas surdas, com tecnologias sensoriais...

AgendaLiteratura

Sumaya Lima lança obra que explora os limites entre desamparo e criação

Autora paulistana apresenta As sementes que o fogo germina com sessão de autógrafos em...