AgendaFestivaisFilmes

Abertura da 17a CineBH celebra Rafael Conde e Yara de Novaes

Compartilhe
Compartilhe

A abertura da 17a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte aconteceu na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, e lotou os dois andares do Cine Theatro Brasil Vallourec. Estavam reunidos cineastas, produtores, jornalistas, críticos e espectadores em geral para acompanhar o início do evento que, nos próximos seis dias, torna a cidade a capital do cinema latino-americano.

A temática “Território(s) da Latinidade” foi ilustrada em vídeos e depoimentos que exaltaram a importância do cinema no continente e o recorte escolhido para compor a programação da Mostra esse ano.

O destaque da noite foi a homenagem ao cineasta Rafael Conde e à atriz e dramaturga Yara de Novaes, que receberam o Troféu Horizonte da organização da Universo Produção. A dupla mineira trabalhou junta em diversos projetos e destacaram essa união ao agradecerem o tributo.

“É uma homenagem a todos os técnicos e artistas que trabalharam com a gente nesses anos todos”, disse Conde. “Os festivais da Universo são responsáveis pela consolidação do cinema brasileiro e eu agradeço especialmente ao programa Brasil CineMundi”. A referência de Conde foi ao fato de seu novo longas-metragem, “Zé”, ter sido projeto do CineMundi, encontro de coprodução realizado durante a CineBH, no ano de 2015.

Por sua vez, Yara de Novaes exaltou o espaço teatral, onde ela começou sua carreira, como “um lugar pra gente se encontrar, e não vamos desistir nunca dessa possibilidade dos encontros”. Yara relembrou justamente seu encontro com Conde, que “gerou tantos outros ao longo das nossas carreiras e que vão durar para sempre”.

A noite se concluiu com a exibição de “Zé”, que tinha parte da equipe na plateia e foi visto em pré-estreia em Belo Horizonte.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Queer, uma espinhosa jornada pessoal

Adaptação do livro homônimo do escritor norte-americano William S. Burroughs, “Queer” vinha...

AgendaArtes Visuais

Cem Anos de Surrealismo: Uma Viagem Poética

A Cia Arte Cultura dá início, a partir do dia 14 de...

CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

AgendaShows

Concerto Tropical de Natal leva crianças e adolescentes ao palco no Rio

A Sala Cecília Meireles apresenta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, dentro da...