A música instrumental brasileira é uma expressão artística que merece ser valorizada e apreciada em toda sua riqueza e diversidade, além de representar um importante aspecto da cultura brasileira. Os festivais, por sua vez, desempenham um papel fundamental na formação de público em todo o país, principalmente se acontecem além dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de dar acesso ao público de cidades do interior de SP, uma programação de jazz brasileiro, foi criada a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro. A primeira parada do evento será em Campos do Jordão, nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Em dezembro, acontecem duas edições, uma na cidade de São Carlos entre os dias 4 e 7, e depois em Ribeirão Preto, entre os dias 11 e 14. Na programação, artistas como Jota P, Fi Maróstica e Alê Ribeiro, Carol Panesi, Cléber Almeida, Bruno Migotto, entre outros.
A ideia do festival surgiu em 2021, quando pela primeira vez, a Blaxtream foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) para executar um projeto inovador chamado Jazz Anywhere, e através desse edital, vários músicos gravaram álbuns e vídeos em locais inusitados, fora do estúdio tradicional. Desses registros nasceram obras como “Bem Sacolejado” de Cléber Almeida, “Baile dos Língua Preta” de Jota P e “Alquimia” de Bruno Migotto e ainda serão lançados o álbum do duo Fi Maróstica e Alê Ribeiro, assim como o álbum comemorativo dos 20 anos da orquestra Vintena Brasileira.
Dois anos depois, a Blaxtream conseguiu aprovar no mesmo programa de fomento, um projeto que viabilizava a circulação de shows desses discos, no formato de três mostras em locais que ainda não tinha em suas programações culturais, festivais de jazz. Foi então que se estruturou a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, com todos os espetáculos gratuitos, permitindo o acesso à cultura. Além disso, essas mostras contribuem para a formação de um público mais diversificado e abrangente, que valoriza a música instrumental e reconhece sua importância na identidade cultural do Brasil.
A BLAXTREAM é um Selo e Gravadora de Música, que tem como o objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.
SERVIÇO
Datas: de 6 a 8 de setembro
Local: Parque Capivari – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão
Espetáculos gratuitos
Dia 06/09 – Jota P – as 20h
Dia 07/09 – Grupo Pó de Café – 11h
Dia 07/09 – Fi Marostica e Alê Ribeiro – 16:00h
Dia 07/09 – Cleber Almeida – 19h
Dia 07/09 – Carol Panesi – 21h
Dia 08/09 – Thiago Monteiro – 11h
Dia 08/09 – Bruno Migotto – 14h
Comente!