A Dan Galeria Interior abre nesta sexta-feira, 7 de julho, a exposição “Presenças e ausências”, que reúne um conjunto de 364 obras de 19 artistas. Essa é a sétima mostra da unidade e marca a chegada de novidades no espaço, localizado em Votorantim, após um ano e meio.
Com curadoria de Cristina Delanhesi e Flavio Cohn, sócios na galeria, a apresentação foi pensada a partir das duas maiores peças da exposição Ultima cena e La Cuidad, Navidad, El fuego, ambas do artista José Manuel Ballester. As criações são da série “Espaços Ocultos”, apropriações de masterpieces na qual o artista trabalha digitalmente nas obras, tirando todas as figuras humanas e mudando também a escala dos trabalhos originais que usa como referência.
“Como nestas obras encontramos um destaque para o espaço arquitetônico, pensamos em obras do acervo da galeria que criassem um diálogo com elas, sejam em referência à arquitetura como a escada na pintura de Fingermann, ou na obra de Paulo Climachauska com sua série ‘Catedral’, na qual o artista constrói um desenho a partir de subtrações”, afirma Delanhesi. Destaque para Teodoro Dias, esse com o maior número de obras, e que construiu um painel com 336 obras, no formato de 13x 9 cm, cada uma delas, que propõem um contraponto dentro da exposição.
A coletiva reúne os artistas Denise Milan, Elizabeth Dorazio, Franz Weismann, Jose Manuel Ballester, José Spaniol, Juan Ascensio, Knopp Ferro, LAb [au], Laura Miranda, Luca Benites, Macaparana, Manfredo de Souza Neto, Manoel Veiga, Pascal Dombis, Paulo Climachauska, Sergio Fingermann, Teodoro Dias, Valentino Fialdini e Yuri Dojc.
Sobre a Dan Galeria Interior
A infraestrutura da Dan Galeria Interior conta com reserva técnica para armazenamento de seu acervo e dispõe de um heliponto. O setor educativo da instituição proporciona atividades e ações de cunho sociocultural, como visitas mediadas e debates entre artistas representados pela Dan Galeria e outros artistas da região metropolitana da região de Votorantim e Sorocaba, criando uma interface mais atrativa também para o público local.
Programa DAN Acredita
Dentro das atividades programadas e anunciadas na inauguração da Dan Galeria Interior, iniciou em 2023 o programa Dan Acredita. O intuito é dar visibilidade para a produção artística profissional do interior e mesmo da capital, desde que sejam artistas sem representação de galerias.
Com o foco já tradicional na DAN em valorizar o percurso dos artistas, a ideia é trazer profissionais com um currículo em desenvolvimento, que se dediquem exclusivamente as artes visuais e, no entanto, ainda não têm a visibilidade compatível com sua produção . O rigor técnico da produção desses artistas também será item importante na avaliação e para a escolha dos selecionados. O programa também pretende dar suporte para novos curadores desde que alinhados com alinha curatorial já existente na galeria.
As primeiras artistas selecionadas são Lucia Castanho e Laura Mattos, ambas de Sorocaba e com pesquisas voltadas para o universo feminino.
À frente da Dan Galeria Interior está Cristina Delanhesi, empresária e produtora cultural com ampla experiência em produção executiva e formatação de projetos culturais. Cristina criou, juntamente com um grupo da sociedade civil, o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, instituição que presidiu de 2008 até 2021. Além disso, também foi produtora executiva de grandes companhias de dança contemporânea, como a Cia Deborah Colker, e de Concertos Internacionais que circularam pelo interior do Estado de São Paulo. Em suas atribuições, articula-se tanto com produções independentes quanto com parcerias com o poder público.
Serviço:
“Presenças e ausências”
Período expositivo: de 7 de julho a setembro de 2023
Horário: de segunda à sexta-feira das 10h às 18h e sábados das 10h às 13h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Dan Galeria Interior
Bandeiras Centro Empresarial
Av. Ireno da Silva Venâncio, 199 – Protestantes, Votorantim
Galpão 20 A
Fone para agendamento: (15) 99136-0301