Decameron na praça Roosevelt

Num cenário de fim de mundo, dois arqueólogos descobrem uma foto que registra pessoas praticando o extinto gesto de abraçar e, quebrando protocolos, sentem a necessidade de darem um abraço. É assim que começa Decameron, o mais recente trabalho d’Os Parlapatões, que estreou em maio e agora volta em cartaz no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, para uma nova temporada de 12 de outubro a 3 de novembro, com apresentações aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 19h.

O espetáculo conta com dramaturgia de Hugo Possolo e dramaturgismo de Camila Turim. Os dois artistas também estão no elenco ao lado de Andreas Mendes, Fernanda Cunha, Leandro Vieira, Mawusi Tulani, Raul Barretto e Tadeu Pinheiro.

Inspirada no clássico “O Decameron”, de Giovanni Boccaccio, a peça mescla farsas medievais com a linguagem festiva do teatro de revista, unindo as novelas originais e histórias contemporâneas criadas por Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci. 

O espetáculo costura histórias e contextos, passado, presente e futuro, com uma linha do tempo ágil, sagaz, cômica, reflexiva e contemporânea, que atualiza o cultuado frescor da assinatura do grupo teatral.

Ao abordar momentos históricos distintos sob o recorte de duas pandemias, a peste Bubônica (século XIV) e a recente pandemia de Covid-19, “o espetáculo revela o quão obsoletas podem ser as narrativas e estratégias humanas aplicadas ainda hoje, especialmente em situações limite. O narrador Boccacião faz a transição cênica entre os tempos até a chegada da era das redes não-sociais, entre lives, podcasts, reuniões virtuais e tvs.

A peça, nasce das experiências do projeto Ocupação Decameron, que envolveu mais de 120 artistas, entre diretores, dramaturgos, bandas musicais e grupos parceiros. Durante dez dias foram feitas apresentações nas ruas de São Paulo, ocupando a Praça Roosevelt, o Parque Augusta e as escadarias do Theatro Municipal. Dessas intervenções, foram escolhidos os textos e cenas que compõem o espetáculo. A montagem sintetiza antropofagicamente a pesquisa e todas as experimentações da e inclui visões trocadas na interlocução com os temas, grupos e artistas convidados.

Os dez dias da “Ocupação Decameron” representaram um investimento concreto na relação histórica dos Parlapatões com o teatro de rua e com o entorno de sua sede, reafirmando o significado democrático dos espaços públicos da cidade. “Decameron”, a peça, é uma realização do grupo por meio da 39ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. 

Ficha Técnica

Concepção do projeto Decameron: Camila Turim 

Direção Geral: Hugo Possolo 

Dramaturgia: Hugo Possolo (a partir e O Decameron, de Giovanni Boccaccio e autores contemporâneos abaixo) 

Incluindo textos dos seguintes autores: Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci. 

Dramaturgismo: Camila Turim 

Elenco: Andreas Mendes, Camila Turim, Fernanda Cunha, Hugo Possolo, Leandro Vieira, Mawusi Tulani, Raul Barretto e Tadeu Pinheiro 

Cenografia: Márcio Medina 

Figurinos: Adriana Vaz Ramos 

Iluminação: Fran Barros 

Trilha Sonora: Deivison Nunes 

Assistente de Figurino: Letícia Gomide e Felipe Cabral 

Operação de iluminação: Vitor Morpanini 

Operação de som: Deivison Nunes

Fotos: Luiz Doroneto 

Vídeos: Sol Faganello e Deivison Nunes 

Designer gráfico: Werner Schulz 

Produção Executiva: Isadora Bellini e Isadora Tucci 

Assistência de produção: Camila Cavicchioli 

Produção: Cristiani Zonzini 

Coordenação de produção: Hugo Possolo e Raul Barretto 

Realização: Nada de Novo Produções Artísticas / Parlapatões 

Projeto contemplado pela 39ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. 

Sinopse

Num cenário de fim de mundo, dois arqueólogos descobrem uma foto que registra pessoas praticando o extinto gesto de abraçar e, quebrando protocolos, sentem a necessidade de darem um abraço. O espetáculo costura histórias e contextos, passado, presente e futuro, com uma linha do tempo ágil, sagaz, cômica, reflexiva e contemporânea, que atualiza o cultuado frescor da assinatura do grupo teatral.

Serviço

Decameron, com Os Parlapatões

Temporada: 12 de outubro a 3 de novembro

Aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 19h

Espaço Parlapatões –  Praça Roosevelt, 158, Centro, São Paulo

Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada)

Vendas online em sympla.com

Bilheteria: Segunda à sexta: 1h antes do evento. Sábado: 1h antes do evento. Domingo: 1h antes do evento

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Capacidade: 96 lugares

Acessibilidade: Sim

Sair da versão mobile