Iniciando os trabalhos em 2023, a Lona Galeria anuncia os artistas Leo Lin, Liliana Alves, Manuella Silveira e Mika Takahashi como protagonistas da próxima exposição do espaço comandado por Duílio Ferronato e Higo Jose. A mostra, que entra em cartaz no dia 14 de janeiro e permanece até 25 de fevereiro, toma como ponto de partida a pintura em um sentido expandido, na direção do “quadro” como área de vitalidade e possibilidade da arte contemporânea. Com acesso gratuito, a galeria fica localizada na Rua Brigadeiro Galvão, 990, na Barra Funda, em São Paulo.
“Diluir e Aglutinar” elege, como sua perspectiva central, a pintura. Fundamentalmente como os artistas focaram o tema em seus processos de criação e, ao mesmo tempo, compreenderam as suas reconhecidas dimensões paisagísticas de suas pinturas.
“A exposição visa apresentar a pintura em sentido expandido. Por séculos essa linguagem foi a mais valorizada no campo das artes visuais e, em certo sentido, de alcance mais amplo que a escultura, por conta de suas dimensões mais adequadas a espaços internos. Leo Lin, Liliana Alves, Manuella Silveira e Mika Takahashi apresentam trabalhos com abordagens particulares da superfície bidimensional que vão desde técnicas e temáticas mais tradicionais até entendimentos ampliados e menos ortodoxos que desafiam os cânones sobre composição, enquadramento e processo criativo.”, afirma Sylvia Werneck, que assina o texto crítico da exposição.
Sobre os artistas:
Leo Lin – Filho de imigrante taiwanês, o artista estudou desenho e pintura na The Art Students League of New York e graduou-se em Artes Plásticas pela Unicamp. Trabalhou com fotografia de dança contemporânea e fotografia documental, lançando um livro de fotografias, feito em um período morando na China. Atualmente, vive e produz na cidade de São Paulo, onde trabalha majoritariamente com pinturas e tem estudos voltados à memória atribuída a objetos e ornamentos.
Liliana Alves– Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba-UNISO. Frequentou cursos livres com Paulo Pasta, Charles Watson, Marco Giannotti, Rodrigo Naves, Paulo Miyada, Pedro França. Participou de várias mostras importantes como Pinacoteca Municipal de Sorocaba; 48º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto- Santo André com Prêmio Aquisição; Programa de exposições MARP 2019- Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto; Programa de exposições MARP2020/21; 42º SARP- Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto; 47º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba; Poipoidrome- 1ª Trienal de Artes Frestas- SESC Sorocaba, SP; MACS- Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba; 1º Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea de Brasília, DF. Participou das feiras SP-Arte e ArtSampa. Desde 2019 expondo na Lona Galeria. Obras em acervos do MACS, Museu Florean, Bucareste-ROM e Prefeitura de Santo André.
Manuella Silveira– A artista vive e trabalha em São Paulo, onde cursa Artes Visuais no Instituto de Artes da Unesp. Sua prática está principalmente relacionada à pintura, embora, também pesquise e elabore atualmente no ateliê projetos relacionados a instalação e performance
Mika Takahashi– Pintora e ilustradora de São Paulo. Possui bacharel em Desenho Industrial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Começou a pintar em 2018 quando realizou o curso na Cozinha Da Pintura e desde então tem focado seus estudos na área artística passando por cursos livres e acompanhamentos no Ateliê 397, Deborah Paiva no Instituto Tomie Ohtake, Antonio Malta no Espaço CC e com Regina Parra e Rodolpho Parigi.
Serviço:
Local: Lona Galeria
Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda, São Paulo
Abertura sábado, 14/01/23 das 13 às 17h
Encerramento sábado, 25/02/23 das 13 às 17h
Artistas:
Leo Lin | @leolinleolinleonlin
Liliana Alves @lilianaalvesart
Manuella Silveira | @mmannuellaa
Mika Takahashi | @miktakahashi
texto crítico: Sylvia Werneck | @sylwerneck
Comente!