Valorizar e fomentar a cultura e o movimento Hip Hop sempre foi a missão do Festival hiphop.doc, que neste ano completa 18 anos de trajetória. Com nove edições em seu histórico realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Lagoa Santa, Juiz de Fora e Barbacena, o projeto já apresentou shows de artistas como Djonga, Black Alien, Rashid, Tasha & Tracie, BK, FBC e muitos outros ao público mineiro.
Com a sua origem nas periferias de Nova York, na década de 1970, o hip hop acabou se tornando uma das expressões culturais mais famosas, representado fortemente pela música, a dança e o grafite. O movimento que nasceu nos Estados Unidos completa neste ano seu 50º aniversário e é hoje um dos estilos musicais mais fortes do mercado fonográfico mundial com seus rappers, MC’s e DJ’s.
Ao longo de sua história, o festival reuniu milhares de pessoas para apreciar a cultura Hip Hop, sempre apresentando ao grande público as novas promessas e destaques da cena. Agora, em sua 9ª edição, o projeto retorna a Belo Horizonte, sua cidade de origem, com uma programação repleta de estrelas do hiphop brasileiro. Com shows de Don L, MC Marechal, DJ KL Jay e Tássia Reis, o festival será realizado nos dias 17 e 18 de novembro na casa de shows A Autêntica.
Além dos artistas de alcance nacional, o projeto também reforça seu compromisso com a nova cena, trazendo para o palco nomes em início de carreira ou em momento importante de crescimento. É o caso da prata da casa, a betinense Mac Julia, que tem ganhado cada vez mais destaque na cena mineira e a atenção do público nas plataformas digitais, reunindo centenas de milhares de plays em suas músicas e colecionando parcerias importantes com artistas como FBC, MC Saci, DJ WS da Igrejinha e vários outros. O mesmo se aplica à Kael Stn, revelação da cena capixaba que fará sua estreia em solo mineiro apresentando um trabalho consistente e autêntico que promete cativar os presentes da noite.
Barral Lima, CEO do Grupo UN Music e realizador do festival, conta um pouco sobre a proposta do projeto: “o Rap, junto ao Funk, é a música que mais cresce no país. A cada dia ocupa mais o seu espaço no cenário musical brasileiro, falando diretamente sobre o dia a dia do povo, principalmente da periferia. É a realidade nua e crua da nossa sociedade. Nosso projeto, há 18 anos, busca fortalecer e contribuir para disseminar e divulgar a arte do Hip Hop, que vai além do Rap, incluindo o Grafite, a street Dance e o DJ. Ao longo desses anos buscamos incentivar os artistas locais, conhecer os novos talentos dessas cidades por onde passamos e incentivá-los para novas possibilidades artísticas-culturais em suas vidas.”
O HipHop.doc Festival é uma produção da JA Ribeiro Comunicação e Cultura realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com o patrocínio da Claro.
SERVIÇO
HipHop.doc Festival – 9ª edição
17 e 18 de novembro de 2023
Local: A Autêntica – Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia (Belo Horizonte/MG)
Horário: 21h abertura da casa
Classificação: 18 anos
Ingressos: https://linktr.ee/hiphop.docbh
PROGRAMAÇÃO
Don L
Aka “o rapper favorito do seu rapper favorito” e “o último bom malandro” – é um dos nomes mais influentes do rap brasileiro. Criado em Fortaleza, sua obra é seguida por um público fiel e aclamada pela crítica como uma das mais autênticas e relevantes da música brasileira atual. O aguardado Roteiro pra Aïnouz, Vol 2 – álbum politicamente solar, praticamente mediterâneo, que trata da chegada de Don à capital paulista, com batidas abertamente dançantes, rendeu premiações, entre elas a de Artista do Ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e melhor álbum no Prêmio Arcanjo. O espetáculo de RPA2 é uma celebração. O mais recente trabalho de Don L traz versões propositivas de sonoridades contemporâneas como o rap, o funk, o trap e o drill, além de soul e MPB. Após algumas apresentações utilizando um cenário cinematográfico, assinado por Camila Schmidt, Don L agora propõe um novo modo de mostrar suas músicas para o público, com formas e sons inéditos. Acompanhado de DJ Roger, AltNiss e Terra Preta.
MC Marechal
Rodrigo Cerqueira de Souza Machado Vieira, mais conhecido pelo nome artístico MC Marechal é um rapper, compositor, produtor, apresentador e ativista carioca. Iniciou sua carreira como MC no ano de 1998, tendo participado do extinto Quinto Andar e atualmente segue carreira solo. Presente nos mais relevantes festivais de música pelo Brasil, com 25 anos de carreira, MC Marechal é um dos principais representantes da Cultura HipHop e Música de Mensagem. Tem a peculiaridade de ser um dos maiores em seu ofício sem sequer ter lançado um álbum.
DJ KL Jay
Integrante do maior grupo de rap do Brasil, Racionais MC’s, KL Jay possui mais de trinta anos de carreira, tornando-se uma das principais referências brasileiras no segmento. No grupo, cabe a ele a criação das bases, que são aquelas batidas que acompanham o lírico, dando o ritmo certo para esses serem cantados. Também foi VJ da MTV nos anos 90, possui um selo musical por onde lança novos artistas e é sócio empresário da 4P (Poder Para o Povo Preto), uma produtora de eventos. Quando não está se apresentando com o grupo que ajudou a fundar, o Racionais MC’s, viaja o Brasil realizando shows, discotecagens, workshops, produzindo eventos e músicos.
Tássia Reis
Tássia dos Reis Santos, mais conhecida pelo seu nome artístico Tássia Reis, é uma cantora e compositora paulista. Considerada uma usina criativa de convicções, vem se destacando no cenário musical brasileiro, construindo canções sublimes embaladas por sua voz doce e forte. Passeia entre o Rap, Jazz, Samba e outras vertentes da música negra. Formada em Design de Moda, lançou sua própria marca chamada Xiu! Tássia integrou projetos importantes como Salada de Frutas, ao lando das bandas As Bahias e a Cozinha Mineira e Liniker e os Caramelows. Participa também do coletivo Rimas e Melodias.
Mac Júlia
Expoente do trap mineiro e cria das batalhas de rima, a hitmaker viralizou nas redes sociais com canções que versam sobre temas do universo feminino, como libido, a força e a potência da mulher na sociedade. Estourou com “Sofá, Breja e Netflix”, hoje com mais de 100 milhões de reproduções, e “Se tá Solteira” (com FBC), hit do TikTok gravado por personalidades como Mel Maia, Larissa Manoela e Virgínia Fonseca. Julia tem 25 anos e nasceu em Betim, Minas Gerais. Acumulando milhões de plays, a cantora está construindo uma carreira sólida e se firmando como um dos principais nomes femininos do rap no Brasil.
Kael Stn
Kael Stn é cantor, compositor e produtor musical capixaba. Em carreira solo desde 2021, guitarrista transita entre o Trap, R&;B e Pop embarcando o público em suas letras que refletem suas experiências pessoais, amor, desigualdade social e prosperidade. Temáticas que estão presentes na música, performance e estética do artista. A obra de Kael Stn tem o poder de conectar e iluminar, seja por sua estética visual ou pela sua atitude e vibe diferenciada.
Comente!