AgendaLançamentos

Luis Antonio – Gabriela faz temporada e lança online as músicas de seu repertório

Compartilhe
Compartilhe

A Cia. Mungunzá de Teatro abre os trabalhos em 2025 com mais uma temporada gratuita do sucesso Luis Antonio-Gabriela, de 14 a 30 de março, no Teatro de Contêiner. O grupo também acaba de lançar em seu site a gravação de 40 canções de seu repertório, incluindo temas de seus sete espetáculos. 

A peça narra a transformação de Luis Antonio, irmão do diretor Nelson Baskerville, na travesti Gabriela, em plena ditadura militar brasileira. Aos 30 anos, a protagonista decide enfrentar toda a opressão familiar e mudar-se para a Espanha para viver sua nova identidade de gênero, tornando-se, em pouco tempo, uma figura conhecida na noite europeia.

A trama percorre desde o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, em 1953, até a morte de Gabriela em 2006, na cidade espanhola de Bilbao. E ainda passa pela descoberta de sua homossexualidade aos oito anos e sua incessante busca pela construção de identidade de gênero.

A dramaturgia é construída por meio de um levantamento biográfico composto por fotografias, diários, cartas e entrevistas com familiares e amigos. São revelados diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.

O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.

Crédito: Léo Akio @akioleonardo

O repertório musical

A gravação do Repertório Musical da Cia. Mungunzá de teatro marca mais uma etapa da revisitação histórica do grupo. Foram gravadas 40 músicas, passando por todos os nossos sete espetáculos: Porque a criança cozinha na polenta (2008), Luis Antonio-Gabriela (2011,) Era uma Era (2015), Poema suspenso para uma cidade em queda (2015), Epidemia Prata (2018), anonimATO (2022) e Cena Ouro (2023). Cada álbum reflete a identidade sonora do espetáculo ao qual pertence. 

Gustavo Sarzi, além de ser o diretor musical e compositor das trilhas dos primeiros quatro trabalhos (até 2015), também assina a produção musical dos álbuns “Polenta”, “Luis Antonio-Gabriela”, “Era uma Era” e “Poema Suspenso”.

Nos espetáculos mais recentes, outras colaborações ampliaram essa sonoridade. Em “Epidemia Prata | Cena Ouro”, além de Sarzi, os músicos Bruno Menegatti e Flávio Rubens também assinam a direção musical, trazendo arranjos e regências voltadas exclusivamente para instrumentos de sopro, unicamente metais. Esse álbum tem ainda um diferencial: toda a gravação instrumental foi feita pelas próprias atrizes e atores da Mungunzá. 

A produção musical dos álbuns “Epidemia Prata | Cena Ouro” e “anonimATO” ficou a cargo de Daniel Doc, que também integra a banda do espetáculo anonimATO, com direção musical de Carlos Zimbher. Este é o único trabalho da Cia. Mungunzá que conta com uma banda ao vivo em cena conduzindo toda a experiência sonora do trabalho.

Desde a pandemia de Covid-19, o coletivo passou a compreender a importância de registrar e documentar a própria trajetória. Em 2022, publicaram todas as suas dramaturgias, disponíveis de forma impressa e virtual no site do grupo. Os artistas também lançaram uma websérie documental sobre seus processos criativos, a trajetória do grupo e uma viagem que fizeram à Índia. Agora, com o lançamento desse repertório musical, dão mais um passo na organização e no compartilhamento da memória da Cia. Mungunzá.

Ficha Técnica 

Luis Antonio – Gabriela
Argumento e direção – Nelson Baskerville @nelsonbaskerville
Texto – A partir dos relatos de Doracy, de Maria Cristina, de Nelson Baskerville, de Serginho, de Pascoal (carta) e de Gabriela (cartas)
Dramaturgia – Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro
Intervenção dramatúrgica – Verônica Gentilin
Elenco – Fabia Mirassos @fabiamirassos, Lilian de Lima @liliandelima8, Lucas Bêda, Luiza Brunah @luizabrunahjerro, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras @pedrinho.thug, Sandra Modesto @modestosandra, Verônica Gentilin @vgentilin, Virginia Iglesias @viglesi
Técnico performer – Pedro das Oliveiras
Diretora assistente e preparação de atores – Ondina Clais
Assistente de direção – Camila Murano
Direção musical, composição, arranjo e músico em cena – Gustavo Sarzi @sarzigustavo
Preparador Vocal – Renato Spinosa
Trilha Sonora – Nelson Baskerville
Iluminação e cenário – Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos – Camila Murano
Visagismo – Rapha Henry e Fabia Mirassos
Vídeos – Patrícia Alegre
Artista plástico (telas/pinturas) – Thiago Hattnher
Designer e produção – Léo Akio
Produção Executiva – Cia. Mungunzá e Gustavo Sanna (Complementar Produções)
Produção Geral – Cia. Mungunzá de Teatro @ciamungunza e Teatro de Contêiner @teatrodeconteiner

Sinopse

Por meio de levantamentos biográficos compostos por fotografias, diários, cartas, entrevistas com familiares e amigos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta ao público a transformação de Luis Antonio em Gabriela. Baseada na história real de Nelson Baskerville, diretor do espetáculo, a dramaturgia é construída a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.

Serviço

Luis Antonio – Gabriela, da Cia Mungunzá
Temporada: 14 a 30 de março

Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h*
*No dia 16/3 (domingo) a apresentação acontece às 11h e há uma apresentação extra no dia 27/3 (quinta), às 20h
Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo
Ingressos gratuitos
Bilheteria: Ingressos disponibilizados no Sympla e também distribuídos 1h antes de cada sessão
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Capacidade: 99 lugares
Acessibilidade: Acessível a cadeirante

Compartilhe
Por
Pombo Correio -

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaShows

Grupo Dembaia apresenta “Yɛ̀lɛ Sira”

Na língua bambara, etnia habitante do oeste africano, “Yɛ̀lɛ Sira” significa “abre...

CríticasFilmesLançamentos

O Bom Professor: um thriller pedagógico 

É relativamente raro, mas alguns filmes “metem o pé na porta” e...

AgendaMúsicaShows

DON L encerra turnê de RPA 2 em São Paulo

Rapper favorito do seu rapper favorito, Don L faz, nos dias 28...

AgendaArtes Visuais

Artista Cláudia Lyrio promove visita guiada a sua exposição “O Manuscrito”

A artista Cláudia Lyrio promove neste sábado (29/03), às 14h, uma visita...

AgendaFilmes

Filme “Águas do Litígio” tem exibição com debate em première

No dia 30 de março, às 20h30, ocorre a première do curta-metragem...

AgendaTeatro

“Histórias Veladas” faz encerramento da temporada carioca do mês da Mulher

O espetáculo “Histórias Veladas” encerra no próximo dia 30 de março (domingo),...

AgendaTeatro

Antonio Quinet estreia espetáculo inédito “Freud e o Homem dos Ratos”

Em 1907, um jovem chamado Ernst Lanzer, atormentado por seus pensamentos, foi...