Manuel Carvalho apresenta a exposição “Tenta a Sorte” na Rodrigo Ratton Galeria

A capital mineira recebe a mostra “Tenta a Sorte”, do artista Manuel Carvalho, com oito quadros e entrada gratuita, na Rodrigo Ratton Galeria.

De acordo com o pintor Manuel Carvalho, a exposição “Tenta a Sorte” partiu da vontade de especular um pouco mais sobre os limites da própria arte. “Todas as oito pinturas foram desenvolvidas em torno de três questões: fé, sorte e o jogo, sendo esse último evidente já no título da exposição. Cinco dessas obras remetem às tabelas de raspadinhas e três possuem símbolos que remetem a fé”, revela o artista.

As imagens que estarão em exposição são reconhecíveis à primeira vista e servem como um convite para o público participar de uma série de jogos com dualidade e sobreposição. Com a aplicação da técnica de moiré, os elementos de cada uma se entrelaçam em relações ambíguas e ambivalentes.

Questionado sobre o que o instiga produzir esse tipo de arte, Manuel Carvalho afirma que é ver as obras prontas, apostar que aquilo que resolveu desenvolver deu certo ou não. “O processo do trabalho no dia a dia do ateliê é o que sempre me motiva”, diz.

Serviço:

Exposição “Tenta a Sorte”, de Manuel Carvalho
Local: Rodrigo Ratton Galeria – Rua Alagoas, 1314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Savassi, Belo Horizonte/ MG
Data: a partir de 08 de julho
Entrada gratuita mediante agendamento pelo WhatsApp: 31 99981-9281
Classificação livre
Mais informações ao público:
Instagram da Rodrigo Ratton Galeria: https://www.instagram.com/galeriarodrigoratton
Site da Galeria: https://www.rodrigoratton.com.br

Sobre Manuel Carvalho

Nascido em Lavras (1981), vive e trabalha em Belo Horizonte desde 2002. É artista plástico formado pela Escola Guignard e possui título de mestrado pela mesma instituição. Atua principalmente com pintura, e trata de conceitos como tradução e interpretação de imagens fotográficas ou videográficas, produzindo relações entre a construção de sobreposição de camadas pictóricas e grids geometrizados. Atualmente, o artista utiliza da visualidade de suas obras para questionar o lugar da pintura na arte contemporânea.

Manuel Carvalho vem expondo com frequência desde 2006 e participou das residências artísticas, como, Dispositivo Móvel para Ações Compartilhadas no JA.CA, Jardim Canadá, em 2015, e AGORA, na cidade de Bela Crkva, Sérvia, em 2014. Entre as exposições, destacam-se as individuais Memória Não é História, no Centro Cultural Unimed – BH Minas, Belo Horizonte, em 2023; Sussurra para que eu escute, no Paço das Artes, São Paulo, em 2019; Bala de Agulhas, na Galeria Celma Albuquerque, em 2016, e Da pintura, no BDMG Cultural em, 2014, além das coletivas Temporada de Projetos 2019, no Paço das Artes, São Paulo; VIX Estórias Capixabas, no MAES, Espírito Santo, em 2021, e Draw Drawing 2 – London Biennale, na Foundry Gallery, Inglaterra, em 2006. Além disso, foi selecionado em parceria com Gustavo Maia para o 1º Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea em 2011.

Sair da versão mobile