AgendaEducação

Mestres do Futuro abre segunda etapa de inscrições até o dia 10 de fevereiro 

O projeto valoriza saberes tradicionais com oficinas gratuitas para jovens de Sapopemba, Brasilândia, Rio Pequeno e Cidade Tiradentes

Compartilhe
Compartilhe

Transmitir saberes tradicionais para jovens e valorizar o trabalho de artesãos e mestres da cultura popular são grandes objetivos do projeto Mestres do Futuro – São Paulo. A iniciativa oferece uma série de oficinas gratuitas para moradores de Sapopemba, Brasilândia, Rio Pequeno e Cidade Tiradentes, regiões da periferia de São Paulo, nos meses de fevereiro a maio de 2025.

Entre os outros objetivos do projeto, estão oferecer uma formação para jovens em situação de vulnerabilidade social; gerar trabalho e renda nas comunidades atendidas; sensibilizar instituições e o poder público em relação ao reconhecimento do trabalho artesanal; promover o respeito pela diversidade cultural da população frente às manifestações culturais presentes nas comunidades periféricas; e difundir o conceito de sustentabilidade.

“Além da preservação, difusão e promoção da cultura popular local e dos saberes tradicionais, o Mestres do Futuro tem a proposta de oferecer alternativas para os jovens que buscam apenas oportunidades de trabalho no centro expandido, mas em função de seu pequeno grau de instrução formal, quase nunca conseguem colocações formais, bem remuneradas. Ao repassar para os jovens técnicas quase extintas, o projeto consegue atingir diferentes pontos para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade que lá vive”, reflete Sonia Kavantan, a idealizadora do projeto.

Saberes artesanais

Cada um dos distritos recebe oficinas de diferentes saberes, ministradas por mestres que já atuam nessas regiões. Eles foram selecionados por meio da curadoria de Karoline Caetano Brito e receberam uma capacitação para se adequar ao contexto e objetivos do projeto.

Em Sapopemba, a mestra Erica Luene ministra a Oficina de Tranças. A ideia da formação é ensinar essa técnica e a aplicação em diferentes penteados, ao mesmo tempo, em que serão discutidas questões como identidade, preconceito e memória.

Já os jovens moradores da Brasilândia participam da Oficina de Abayomi e Brinquedos Antigos comandada pela mestra Sandra Monteiro. A proposta é desenvolver diversos brinquedos de forma totalmente manual, utilizando retalhos de tecido, corda, linha e outros materiais sustentáveis.

No Rio Pequeno, o mestre Makoto Fukuzawa comanda a Oficina de Cerâmica. A ideia é demonstrar as possibilidades de produção a baixo custo dessa técnica tradicional, produzindo, inclusive, os próprios utensílios de trabalho.

Por fim, em Cidade Tiradentes, os jovens selecionados participam de uma Oficina de Crochê, com a mestra Gisa Mendes. A proposta é o ensino da técnica de crochê para a produção de peças lineares, circulares, bonecos e moda contemporânea.

Podem participar das oficinas jovens de 14 a 21 anos moradores desses bairros da cidade, que estejam frequentando ou tenham finalizado o ensino médio e em situação de vulnerabilidade social. A segunda etapa das inscrições vai até o dia 10 de fevereiro  (ou enquanto houver vagas).

Ao final das aulas, os participantes das oficinas e mestres têm a oportunidade de exibir seus trabalhos em uma exposição gratuita em cada um dos bairros em junho de 2025 e em um local no Centro da cidade em julho.

Serviço

Mestres do Futuro

Público Alvo:  jovens de 14 a 21 anos moradores da Brasilândia, Cidade Tiradentes, Rio Pequeno e Sapopemba, que estejam frequentando ou tenham finalizado o ensino médio e em situação de vulnerabilidade social.

Quanto: Grátis

Sapopemba

Oficina de Tranças, com a mestra Erica Luene: A proposta é ensinar a técnica e sua aplicação em diferentes penteados. Ao mesmo tempo, serão discutidas questões como identidade, preconceito e memória.Para jovens de 14 a 21 anos residentes na região de Sapopemba.

Link de inscrição: https://mestresdofuturosp.com.br/inscricoes-oficina-trancas/

Mestra Erica Luene

Local da oficina: Periferia Preta

Endereço: Av. Sapopemba, 11426 – Sapopemba
Data de início das oficinas: 17/02/2025
Datas das oficinas: Quintas, sextas e sábados, das 09h às 12h

Brasilândia

Oficina de Abayomi e Brinquedos Antigos, com a mestra Sandra Monteiro: A proposta é desenvolver diversos brinquedos de forma totalmente manual, utilizando retalhos de tecidos, corda, linha etc. Para jovens de 14 a 21 anos residentes na região da Brasilândia.

Link de inscrição: https://mestresdofuturosp.com.br/inscricoes-oficina-abayomi/
Mestra Sandra Monteiro
Local da oficina: Casa de Cultura Brasilândia
Endereço: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº – Freguesia do Ó
Início das oficinas: 17/02/2025
Datas das oficinas: Segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h

Rio Pequeno

Oficina de Cerâmica, com o mestre Makoto Fukuzawa: A proposta é demonstrar as possibilidades de produção a baixo custo, inclusive produzindo as próprias ferramentas. Para jovens de 14 a 21 anos residentes na região do Rio Pequeno.

Link de inscrição: https://mestresdofuturosp.com.br/inscricoes-oficina-ceramica/ 

Mestre Makoto Fukuzawa

Local da oficina: Casa de Cultura do Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri
Início das oficinas: 17/02/2025
Datas das oficinas: Terças, quartas e quintas, das 9h às 12h

Cidade Tiradentes

Oficina de Crochê, com a mestra Gisa Mendes A proposta é o ensino da técnica de crochê para a produção de peças lineares, circulares, bonecos e moda contemporânea. Para jovens de 14 a 21 anos residentes na região da Cidade Tiradentes.

Link de inscrição: https://mestresdofuturosp.com.br/inscricoes-oficina-croche/ 

Mestra Gisa Mendes

Local da oficina: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo
Data de início das oficinas: 17/02/2025
Datas das oficinas: Terças, quintas e sextas, das 14h às 17h

Compartilhe
Por
Pombo Correio -

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

DON L encerra turnê de RPA 2 em São Paulo

Rapper favorito do seu rapper favorito, Don L faz, nos dias 28...

AgendaTeatro

“Histórias Veladas” faz encerramento da temporada carioca do mês da Mulher

O espetáculo “Histórias Veladas” encerra no próximo dia 30 de março (domingo),...

AgendaLiteratura

Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição

Pela primeira vez na capital pernambucana, o Elas Publicam: Encontro de Mulheres...

AgendaArtes Visuais

Simões de Assis apresenta exposição com pinturas inéditas de Jorge Guinle

Mostra apresenta conjunto inédito de pinturas de Jorge Guinle, produzidas em Nova...

AgendaArtes Visuais

Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura

O Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta a exposição J. Borges – O...

AgendaTeatro

“Cidade Imaginada” vai estrear na Zona Cultural, em Porto Alegre

   Nova produção da Cia. Rústica, a performance Cidade Imaginada irá colocar em cena a...

Agenda

Mostra de Teatro para Educação reúne cinco espetáculos em São Paulo

Uma mostra de espetáculos teatrais para todas as idades cuja temática central...