A segunda edição da mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil chega à sua última semana no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Mas, ainda dá tempo de assistir uma seleção cuidadosa de filmes da Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e Suíça – quase todos dublados em português -, que trazem em suas histórias a importância da tolerância, tema desta edição. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
Além dos filmes de curta, média e longa-metragem, de animação, documentário e ficção, a mostra promove atividades recreativas no foyer do cinema às sextas, sábados e domingos, às 16h. No próximo final de semana, as crianças podem acompanhar a atriz Aline Carrocino na leitura de livros infantis na atividade “Vamos ler um livro?”, na sexta; no sábado, tem o “Baile da Bicharada”, com músicas e histórias de bichos comandado pelo músico Ralphen Rocca; e, no domingo, a atriz e bailarina Sémada Rodrigues, encerra as atividades com muita dança ao som do frevo em “É Frevo, pirráia!”.
A programação inteira é gratuita. Os ingressos para os filmes podem ser retirados na bilheteria ou no site do CCBB. Para as atividades, é só chegar no horário e participar.
“A proposta da curadoria é ampliar o olhar das crianças para o audiovisual como um todo. Muitos destes filmes não chegam ao Brasil, são produções que fogem da linguagem padronizada, a que tanto estamos acostumados, e que apresentam obras fantásticas. A mostra é também uma oportunidade para as crianças explorarem temas como diversidade, inclusão, respeito ao outro e ao meio ambiente”, comenta a curadora Carina Bini.
Entre os destaques desta última semana, estão os longas-metragens brasileiros As aventuras do avião vermelho, baseado na obra de Érico Veríssimo, e, em sessões com legenda descritiva, Tito e os Pássaros, premiado no Anima Mundi e nos festivais de Chicago e Havana, além de ter sido pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria de “Melhor Animação”. Da nossa vizinha Argentina, serão exibidos 13 filmes de curta-metragens, de animação e documentário, produzido pela TV pública Pakapaka, dedicada ao público infanto-juvenil.
As produções europeias marcam presença com animações francesas recentes e premiadas, como os longas-metragens Calamity, Yakari – A fantástica viagem e o média Vanille; os curtas suíços A Raposa e o Pássaro, Domingo, O último dia do outono, Cérebro Perdido e Marea;ea série italiana Winx Club – A Magia da Itália, um sucesso desde 2004. Ainda do velho continente, a mostra traz o o longa musical espanhol Valentina, sobre uma garota com síndrome de Down que sonha em ser trapezista.
A mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil também acontece no CCBB Belo Horizonte, de 4 de janeiro a 4 de fevereiro (quinta a domingo), e no CCBB São Paulo, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro (quarta a domingo). Ela já foi realizada no CCBB Brasília, em outubro de novembro de 2023.
PROGRAMAÇÃO do CCBB RJ – última semana
Disponível também no site bb.com.br/cultura
Classificação indicativa de todos os filmes: LIVRE
Dia 25/01 (quinta):
14h – Giro pela Espanha: Curtas de animação
15h – Giro pela Espanha – Valentina
16h30 – Giro pela França – Calamity
Dia 26/01 (sexta):
14h – Giro pela Argentina – Não-Discriminação
15h – Giro pelo Brasil – Thiago e Ísis – E os Segredos do Brasil – 3 Episódios (Sessão Acessível com legenda descritiva)
16h – Atividade recreativa (foyer do cinema) – Vamos ler um livro?, com Aline Carrocino
17h – Giro pela França – Yakari – A Fantástica Viagem
Dia 27/01 (sábado):
14h30 – Giro pela Espanha: Curtas de animação
15h15 – Giro pela Suíça: Animações
16h – Atividade recreativa (foyer do cinema) – O baile da bicharada, com Ralphen Rocca
17h – Giro pelo Brasil – As Aventuras do Avião Vermelho
Dia 28/01 (domingo):
14h -Giro pela França- Vanille
15h -Giro pela Itália – 8 curtas
16h – Atividade recreativa (foyer do cinema) – É Frevo, pirráia!, com Sémada Rodrigues
17h – Giro pelo Brasil – Tito e os Pássaros
SINOPSES
GIRO PELA SUÍÇA
A raposa e o pássaro
Direção: Samuel Guillaume e Frederic Guillaume. Animação. 12 min.
Por acaso, uma raposa solitária se torna o pai improvisado de um filhote que mal saiu do ovo. É assim que dois caminhos se cruzam e uma família nasce, até que o destino lembra a cada um de nós o nosso próprio caminho.
Domingo
Direção: Samuel Guillaume e Frederic Guillaume. Animação. 10 min.
Expulso da máquina semanal por incompetência, Dimanche conhece um misterioso alter ego que o leva a um passeio contemplativo pela cidade. No final de uma jornada interior onírica, Dimanche retorna à máquina semanal para reinventá-la.
O Último Dia do Outono
Direção: Marjolaine Perreten. Animação. 7 min.
O último dia do outono é uma boa ocasião para os animais da floresta organizarem uma corrida. Com o frio glacial do inverno respirando em seus pescoços, os participantes pedalam e rolam em direção à linha de chegada e aos seus abrigos de inverno, ajudando uns aos outros ao longo do caminho.
Cérebro Perdido
Direção: Isabelle Favez. Animação. 6 min.
Toda vez que Louise, o crocodilo, espirra, ela perde parte de seu cérebro, até que não consegue realizar tarefas simples e fica presa em seu próprio apartamento. Ela precisa encontrar uma maneira de redescobrir o mundo antes que desapareça completamente.
Marea
Direção: Giulia Martinelli. Animação. 5 min.
Uma família especial de guardiões da lua vive em uma pequena ilha e lida com os altos e baixos de sua vida cotidiana e da maré. O filme retrata o delicado equilíbrio entre os personagens e o ambiente em que vivem.
GIRO PELA ESPANHA
Valentina
Direção: Chelo Loureiro. Animação. 70 min.
Valentina sonha em ser trapezista e acredita que, por ser portadora de Down, não conseguirá realizá-lo, mas sua avó, companheira de jogos, aprendizado e canções, lhe garante que, se as lagartas podem se transformar em borboletas, nada é impossível. E que nunca devemos perder o entusiasmo e o desejo de aprender, o mesmo entusiasmo e desejo que ela tem, mesmo com a idade que tem, em seu desejo de se tornar uma regente de orquestra.
A galinha cega
Direção: Isabel Herguera. Animação. 8 min.
Um cego perde acidentalmente o seu cão-guia. Sozinho e na escuridão de uma grande cidade, o cego descobre que a sua força reside no reconhecimento da sua própria vulnerabilidade. Desta forma, é capaz de criar uma nova cidade com a qual se identifica e à qual pertence.
Girafa
Direção: Isabel Balsera, Marta del Valle, José María González-Madroño, Raúl J. Vila. Animação. 7 min.
Uma girafa de pescoço curto, um idiota presunçoso, uma maldita seca, um coquetel molotov. O ciclo da vida encontrou o seu fim.
Atenção ao Cliente
Direção: Marcos Valin e David Alonso. Animação. 7 min.
Num futuro frio e hostil, uma velha avó é forçada a contornar as regras para conseguir algo para colocar no estômago do seu cão magricela. Seguranças metálicos, viciados em compras desenfreadas e medidas de segurança paranóicas vão impedir as proezas vandálicas da velhota.
GIRO PELA FRANÇA
Calamity
Direção: Remi Chayé. Animação. 85 min.
Com o pai ferido, Martha Jane deve dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. Martha Jane nunca se sentiu tão livre e passou a usar calças para melhor andar a cavalos. Isso é muito ousado para Abraão, o líder do comboio, que a acusa de roubo. Vestida de menino, vai em busca de sua inocência e firma sua personalidade única no mundo.
Vanille
Direção: Guillaume Lorin. Animação. 31 min.
Vanille, uma garotinha parisiense que acaba de chegar a Guadalupe, a ilha de origem de sua mãe, para passar as férias, mergulha em uma aventura cheia de mistério, onde conhece personagens coloridos e uma flor mágica. É um feriado que promete ser cheio de reviravoltas!
Yakari – A Fantástica Viagem
Direção: Xavier Giacometti e Toby Genkel. Animação. 82 min.
Yakari é um dos grandes heróis da literatura infantil. É uma criança Sioux feliz, corajosa e generosa, dotada do fabuloso poder de falar e compreender a linguagem dos animais. Mas Yakari nem sempre teve esse dom.
GIRO PELA ITÁLIA
Winx Club – A Magia da Itália
Direção: Iginio Straffi. 2023. Animação. 8 Episódios de 5 min.
É o clássico animado que continua a fazer o mundo sonhar, trazendo magia para a vida de milhões de fãs, entre aventura e cores. Nascidas na Itália em janeiro de 2004, as fadas criadas pela criatividade de Iginio Straffi são um fenômeno cultural reconhecido em todo o mundo pelo seu estilo, originalidade e histórias envolventes e cada vez mais ricas em magia. Bloom, Stella, Flora, Musa, Aisha e Tecna sempre juntas numa missão cheia de descobertas que vão surpreender adultos e crianças.
GIRO PELA ARGENTINA
Pakapaka – um canal aberto dedicado ao público infantojuvenil ou “a televisão das crianças argentinas”, é assim que se define a TV pública Argentina. A palavra Pakapaka, em Quechua, significa esconde-esconde, brincadeira de crianças. A mostra traz 13 filmes de curta-metragens, de animação e documentário, cujo tema é a “tolerância”.
Abrazos – Capoeira (Animação, 4 min)
Abrazos – Roles Adultos (Animação, 4 min)
Abuelas (Doc, 3 min)
Amores (Doc, 5 min)
Encontrarnos nos hace crescer (Animação, 2 min)
Poemas de la Tierra (Animação, 2 min)
Rap del Consejo – Un mundo para todes (Doc, 2 min)
Receta para el dia de las infancias (Animação, 2 min)
Sonadores – Emi (Animação, 24 min)
Sonadores – Fina (Animação, 26 min)
Tenemos Derechos – Buen trato (Animação, 1 min)
Tenemos Derechos – No discriminacion (Animação, 1 min)
Yo te adopto (Animação, 5 min)
GIRO PELO BRASIL
Tiago e Ísis – E os Segredos do Brasil (Episódios Mamulengo Presepada, Cânticos Fulni-ô e Festa das Flores)
Direção: João Amorim. 2023. Documentário. 3 Episódios de 13 min.
Thiago e Ísis – Os Segredos do Brasil é uma série documental para o público infantil que usa fantoches como personagens principais e estimula o interesse das crianças na cultura brasileira. A produção audiovisual apresenta a diversidade cultural do país acompanhando as viagens de Thiago (5 anos) e Ísis (7 anos), que partem com seu pai João para conhecer alguma tradição cultural brasileira.
Tito e os Pássaros
Direção: André Catoto, Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar. Animação. 73 min.
Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.
O filme foi pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria de “Melhor Animação” – o único brasileiro em uma lista com 25 títulos. Ele participou de mais de 80 festivais ao redor do mundo e ganhou reconhecimento internacional especialmente com as participações em Annecy e TIFF, além dos prêmios no Anima Mundi, Chicago e Havana.
As Aventuras do Avião Vermelho
Direção: Frederico Pinto e José Maia. Animação. 72 min.
Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, torna-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
Inspirado no livro de Erico Verissimo, escrito em 1936, o longa combina a tradicional técnica do desenho animado 2D, produzido em papel, com as possibilidades de movimentação espacial da animação digital 3D. Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Carina Bini
Produção: Atman Filmes e Criações
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 6 a 28 de janeiro de 2024, de quinta a domingo
Rua Primeiro de Março 66, Centro
Contato: tel (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes)
Ingressos: Entrada Franca – disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.
Comente!