A Sala Cecília Meireles apresenta sexta-feira, dia 29 de novembro, às 19 horas, dentro da série Sala Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Felipe Prazeres, em mais um concerto comemorativo de seu centenário. No repertório, obras de Giacomo Puccini, Ralph Vaugham-Williams e Nikolai Rimsky-Korsakov.
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00
Ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/024eb2873c61a3834d3878454608f4bf82df3b9b
Com a regência de Felipe Prazeres, a Orquestra Sinfônica da UFRJ retorna ao palco da Sala Cecília Meireles para a execução de um repertório eclético e desafiador. O programa tem início com o Intermezzo da ópera Manon Lescaut, peça através da qual a orquestra presta homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini no ano do centenário de sua morte. A obra concertante do programa é Concerto para Tuba, do compositor inglês Ralph Vaugham-Williams. O instrumento mais grave da família dos metais se faz pouco presente como instrumento solista no repertório orquestral.
O programa termina com uma das peças mais emblemáticas do repertório orquestral russo, a suíte Sheherazade op.35, de Nicolai Rimsky-Korsakov. Os quatro movimentos são baseados em trechos das Mil e Uma Noites, o famoso livro da literatura oriental no qual o Rei Xariar, após ter sido traído, manda matar as sucessoras de sua primeira esposa após a primeira noite. As histórias narradas por Sheherazade inspiraram Korsakov a escrever sua obra mais popular, na qual expressa a atmosfera dos contos orientais através do brilhantismo da orquestração russa, com destaque para os variados instrumentos solistas, em especial o violino.
Programa
Giacomo Puccini (1858 – 1924)
Intermezzo de Manon Lescaut (1893)
Ralph Vaugham-Williams (1872-1958)
Concerto para tuba (1954)
I. Prelude. Allegro moderato
II. Romanza. Andante sostenuto
III. Finale – Rondo alla Tedesca. Allegro
Solista: Caio David (tuba)
Intervalo
Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)
Sheherazade Op. 35 (1888)
I. O mar e o navio de Simbad: Largo e maestoso / Allegro non troppo
II. A história do Príncipe Kalender: Lento / Andantino / Allegro molto / Con moto
III. O jovem príncipe e a jovem princesa: Andantino quasi allegretto / Pochissimo più
mosso / Come prima / Pochissimo più animato
IV. Festa em Bagdá – Naufrágio do barco nas rochas: Allegro molto / Vivo / Allegro non
troppo maestoso
Comente!