Em sua segunda edição, totalmente gratuita e aberta ao público, o ‘Festival O Samba Continua’ celebra a força do samba enquanto expressão cultural genuinamente brasileira, promovendo encontros entre gerações e estilos que contribuem para manter viva e renovar essa cultura e tradição. Idealizado pela produtora Caminhante Music em parceria com a agência Muda Cultural, o evento ocupa a Casa de Francisca nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, com atrações que vão do samba de raiz às releituras contemporâneas.
“Este projeto, criado em 2020, no início do isolamento social durante a pandemia, nasceu com a proposta de manter viva a ‘chama’ do samba, independentemente das circunstâncias. A primeira edição foi realizada em ambiente virtual, e o nome do festival é inspirado no samba ‘A Alegria Continua’, de Mauro Duarte e Noca da Portela. Poder realizar a segunda edição presencialmente na Casa de Francisca, no centro histórico de São Paulo, e reunir grandes artistas é uma enorme alegria, honra e satisfação — especialmente em uma data próxima ao Dia Nacional do Samba, uma celebração marcante no calendário do samba em todo o país”, destaca Douglas Oliveira, fundador da Caminhante Music.
No sábado (30/11), a partir das 16h, a roda começa a girar no porão com o DJ Sammy, do projeto Groove 011, que aquece o público para uma noite de encontros e homenagens. Na sequência também no porão, Raquel Tobias comanda o projeto Mulheres no Sincopado, trazendo ao palco Bernadete e Samantha Santos para um espetáculo com samba de terreiro, enredo e partido alto, destacando a força das mulheres dentro dessa tradição. Em seguida, Roque Ferreira & Samba Pros Orixás encerram a noite, às 22h, no salão do 1º andar com uma celebração da ancestralidade afro-brasileira, levando o público a uma viagem musical de fé e resistência. Em ambos os dias, será necessário retirar ingressos a partir das 16h no porão e 20h no salão.
No domingo (01/12), também a partir das 16h, o grupo Galocantô assume o palco do porão com sua fusão de samba tradicional e contemporâneo, prometendo embalar a plateia com clássicos e composições próprias pra serem cantadas e acompanhadas pelo público na palma da mão. Os DJs Sammy e Coelho completam a trilha sonora do dia, passeando por diferentes ritmos brasileiros, batidas e sonoridades para ninguém ficar parado.
Idealizado pela Caminhante Music, empresa especializada no mercado musical, e realizado em parceria com a agência Muda Cultural, o festival é viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) e patrocinado pela WTW.
“Na WTW, temos o orgulho de apoiar iniciativas culturais que celebram a diversidade e promovem a conexão entre as pessoas. O samba, como uma das expressões mais autênticas da cultura brasileira, reforça a importância de valorizar nossas raízes enquanto olhamos para o futuro. Projetos como o ‘Festival O Samba Continua’ são fundamentais para manter vivas tradições que transcendem gerações e inspiram transformação”
SOBRE AS ATRAÇÕES
Galocantô, grupo que se destacou na virada do século como um dos nomes mais fortes do samba carioca contemporâneo, é reconhecido por seu repertório de qualidade, que combina músicas autorais e releituras de clássicos. Desde seu primeiro álbum, o grupo conquistou admiradores de todas as gerações do samba, reafirmando-se como uma referência no cenário nacional ao preservar e reinventar o gênero.
Raquel Tobias e o projeto Mulheres no Sincopado celebram a força do samba ao lado das convidadas Bernadete e Samantha Santos. O trio revisita sambas de terreiro, enredos consagrados e partido alto, construindo um encontro marcado pela tradição, pela potência de suas vozes e por um repertório que coloca em evidência a importância das mulheres no samba.
Roque Ferreira & Samba Pros Orixás promovem um encontro entre o samba e a ancestralidade. Roque Ferreira, consagrado cantor, compositor e instrumentista, é uma referência na preservação das raízes afro-brasileiras. Ele une sua vasta experiência ao projeto Samba Pros Orixás, que nasceu da união de artistas do samba em São Paulo. A proposta do projeto é honrar essas raízes e combater preconceitos por meio de uma música que valoriza a ancestralidade e exalta as tradições espirituais. A apresentação do grupo é uma celebração da herança cultural do povo preto, fundindo elementos tradicionais e contemporâneos para manter viva a conexão entre passado e presente, renovando a força do samba como expressão cultural e de resistência.
DJ Sammy trará ao festival uma curadoria musical que vai além das fronteiras do samba, explorando a riqueza e a diversidade dos ritmos brasileiros. Com uma discotecagem alinhada ao conceito cultural do evento, Sammy promete transformar cada set em uma experiência sonora que conecta diferentes estilos e épocas, refletindo a pluralidade musical do Brasil.
DJ Coelho é um nome destacado na cena musical paulista, com mais de uma década de carreira e um estilo que mistura Hip Hop, R&B, Neo Soul, Funk Soul e Música Brasileira. Conhecido por sua versatilidade e energia, já se apresentou em grandes festivais, como o Primavera Sound e o Lollapalooza Brasil, além de eventos como a GP Week. Idealizador da festa Samba Chic no Bar Brahma, DJ Coelho oferece sets que garantem uma experiência musical autêntica e eletrizante.
Serviço | Festival O Samba Continua
Datas: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024
Local: Casa de Francisca
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé,
Entrada: Gratuita | sujeito à lotação
Programação
Sábado – 30/11
16h – DJ Sammy (Porão)
17h – Raquel Tobias convida Bernadete e Samantha Santos (Porão)
22h – Roque Ferreira & Samba Pros Orixás (Salão 1º andar)
Domingo – 01/12
16h – DJ Sammy (Porão)
17h – Galocantô (Porão)
19h – DJ Coelho (Porão)
Em ambos os dias, será necessário retirar ingressos a partir das 16h no porão e 20h no salão.
Comente!