Quadrinistas brasileiros vão para Cuba!

Entre 15 e 25 de fevereiro, a cidade de Havana, capital de Cuba, recebe no Parque Histórico Militar Morro-Cabaña a 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, considerado o mais significativo evento literário do país. Realizada anualmente, a Feira Internacional do Livro de Havana tem em sua edição de 2024 o Brasil como país homenageado e, como parte de sua programação – formada por lançamentos, sessões de autógrafo, conferências, mesas redondas, apresentações musicais, entre outras atividades –, contará com a presença de uma série de autores brasileiros, caso de Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório e Frei Betto.

O evento contará também com a participação do programa Brasil em Quadrinhos, do Itamaraty, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que tem a internacionalização do quadrinho brasileiro como um de seus objetivos. Seis quadrinistas brasileiros estarão no evento, para oficinas, palestras, debates e exposições: Marcelo D’Salete, Ilustralu, Gidalti Jr., Alcimar Frazão, João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O diplomata Igor Trabuco, idealizador do programa Brasil em Quadrinhos, e Luciana Falcon, coordenadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, também fazem parte da delegação.

“Os quadrinhos brasileiros são um setor muito consistente da economia criativa nacional, indo além da leitura e alcançando o cinema, a televisão e muito outros setores da cultura. Então é com grande entusiasmo que receberemos essa ‘invasão’ de quadrinistas brasileiros em Havana, autores que estão entre os melhores das nossas HQs contemporâneas”, afirma Mário Antonio de Araújo, chefe do setor de Diplomacia Pública da Embaixada do Brasil em Havana.

Programação

15 de fevereiro:

Abertura das exposições Catálogo HQ Brasil: Castanha do Pará (Gidalti Jr.), Mukanda Tiodora (Marcelo D´Salete), Carolina (João Pinheiro e Sirlene Barbosa), Arlindo (Ilustralu) e Lovistori (Lobo e Alcimar Frazão)

Gibiteca HQ Brasil: 60 títulos para consulta

16 de fevereiro:

10h, no Salón Profesional: apresentação do programa Brasil em Quadrinhos, com Igor Trabuco e Luciana Falcon
14h, no Stand do Brasil: HQs da Amazônia e do Norte brasileiro, palestra com Gidalti Jr.
15h30, na Casa das Américas: Literatura e racismo no Brasil contemporâneo, conversa com Marcelo D’Salete e Eliana Alves Cruz
16h, no Centro Cultural Dulce Maria Loynaz: Oficina de aquarela, com Gidalti Jr.

17 de fevereiro:

10h, no Stand do Brasil: Das redes sociais ao livro impresso, palestra com Ilustralu
17h, no Salón Profesional: História latino-americana – Diferentes pontos de vista, painel com Gidalti Jr., Ilustralu e cartunistas da editora cubana Pablo de la Torriente e do centro cultural Vitirina de Valonia

18 de fevereiro:

10h, no Centro Cultural Dulce Maria Loynaz: Desenhos que contam histórias, oficina com Ilustralu
14h, no Stand do Brasil: Artistas e HQs no Brasil (painel com Gidalti Jr., Ilustralu e mediação de Estevão Ribeiro
15h: sessão de autógrafos Gidalti Jr. e Ilustralu

20 de fevereiro:

14h, na Vitirina de Valonia: Um olhar gráfico – Encontro de quadrinistas brasileiros e cubanos

22 de fevereiro:

10h, no Stand do Brasil: As HQs Lovistori e Serra da Capivara, conversa com Alcimar Frazão
14h, na Vitirina de Valonia: Experimentando narrativas gráficas, oficina com Alcimar Frazão

23 de fevereiro:

11h, no Stand do Brasil: Carolina e a literatura negra no Brasil, conversa com João Pinheiro e Sirlene Barbosa
14h, na Vitirina de Valonia: Quadrinhos do caos, oficina com João Pinheiro

24 de fevereiro:

14h, no Stand do Brasil: Quadrinhos marginais – Cena dos quadrinhos independente no Brasil, painel com João Pinheiro, Sirlene Barbosa e Alcimar Frazão
15h, no Stand do Brasil: Sessão de autógrafos com João Pinheiro, Sirlene Barbosa e Alcimar Frazão

QUADRINISTAS:

ALCIMAR FRAZÃO:
Em parceria com o editor e roteirista Lobo, o desenhista paulistano Alcimar Frazão (www.instagram.com/zeppelin82) é autor da HQ “Lovistori”, lançada pela Brasa Editora em 2021, uma improvável história de amor nas ruas de Copacabana entre Sereia, uma travesti, e Paixão, um policial militar. Alcimar Frazão é autor também das HQs “Diabo & eu” (2016), inspirada no bluesman Robert Johnson, e “Cadafalso” (2018).

GIDALTI JR.
Nascido em Belo Horizonte, Gidalti Moura Jr. (www.instagram.com/gidaltimoura) vive e trabalha há muitos anos em Belém do Pará. A capital paraense, aliás, é importante inspiração para as HQs do autor, como pode ser percebido em “Castanha do Pará” (2016), premiada na categoria histórias em quadrinhos do Prêmio Jabuti em 2017, e “Brega Story” (2021), finalista para essa mesma premiação em 2022. Mais recentemente, Gidalti Jr., participou da HQ coletiva “Grandes Sucessos” (2023), com sua leitura para “Adocica”, sucesso do cantor Beto Barbosa.

ILUSTRALU
Luiza de Souza, também conhecida como Ilustralu (www.instagram.com/ilustralu), nasceu em 1992 na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e estudou publicidade na Universidade Federal do Estado, na capital Natal. Depois de participações em publicações coletivas, Luiza lançou a HQ “Arlindo”, pela editora Seguinte, um selo editorial da Companhia das Letras: primeiramente em capa dura, em 2021, e na sequência em capa brochura, em 2022. Um sucesso de popularidade, “Arlindo” conta a história, cercada de referências regionais e da cultura pop, de um adolescente interiorano descobrindo sua sexualidade.

JOÃO PINHEIRO
Artista visual e quadrinista paulistano, João Pinheiro (www.jpinheiro.com.br) assina com Sirlene Barbosa a autoria da HQ “Carolina”, publicada em 2016 pela editora Veneta, inspirada na vida e na obra da escritora Carolina Maria de Jesus. João Pinheiro é autor ainda das HQs “Burroughs” (2015) e “Kerouac” (2011), sobre os escritores americanos, e ainda “Depois que o Brasil acabou” (2021), e, mais recentemente, “Barrela” (2022), inspirada na peça do dramaturgo Plínio Marcos.

MARCELO D’SALETE
Paulistano graduado em Artes Plásticas e mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo, Marcelo D’Salete (www.dsalete.art.br) começou sua trajetória nas HQs com obras tendo a grande metrópole como cenário – caso de “Noite luz” e “Encruzilhada” – para depois enveredar por quadrinhos que abordam tramas e personalidades do período da escravidão no Brasil, a exemplo de “Cumbe” (2014), “Angola Janga” (2017) e “Mukanda Tiodora” (2022) – essas duas últimas, vencedoras do Prêmio Jabuti em, respectivamente, 2018 e 2023.

SIRLENE BARBOSA
Professora de Língua Portuguesa da rede municipal da cidade de São Paulo, a paulistana Sirlene Barbosa trabalhou na pesquisa e no roteiro da HQ “Carolina”, inspirada na vida e na obra da escritora Carolina Maria de Jesus (autora de “Quarto de despejo”), obra finalista do Prêmio Jabuti 2017 e lançada também na França.

SERVIÇO

32ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE HAVANA
De 15 a 25 de fevereiro de 2024, no Parque Histórico Militar Morro-Cabaña (La Cabaña). Informações: www.filhcuba.cu

Sair da versão mobile