AgendaSéries

Série “De Menor” fará pré-estreia no Festival de Berlim

Compartilhe
Compartilhe

“De Menor – A Série”, novo trabalho da diretora paulista Caru Alves de Souza, disponibilizou seu trailer .

“De Menor – A Série” tem exibições agendadas para os dias 15 e 19 de fevereiro, ambas no Zoo Palast, uma das mais tradicionais salas de cinema da Alemanha. Produção ficcional que gira em torno de audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei, a série tem linguagem não-naturalista. Cada um dos seis episódios adota um gênero ou estilo diferente, incluindo musical, programa de TV, game e podcast.

Em Berlim, são exibidos o primeiro e o terceiro dos episódios. No primeiro, um adolescente está sendo julgado por supostamente ser traficante e entra em um “conflito musical” com um juiz rigoroso que está em dúvida sobre qual sentença é a mais justa. No terceiro,  a história de uma adolescente que comete um assalto para impressionar seu namoradinho é transformada em um programa televisivo sensacionalista.

Caru Alves de Souza já participou do Festival de Berlim em 2020, quando seu longa “Meu Nome é Bagdá” foi vencedor da mostra competitiva Generation 14plus do evento. 

Segundo a diretora, a série busca “desnaturalizar uma situação extremamente violenta para com adolescentes desassistidos”. Daí a opção por uma proposta não-realista, que acontece inteiramente em cima de um palco de teatro, sem ter suas estruturas escondidas, expondo a ideia de encenação e de que existe uma construção social por trás dessas histórias. Outro conceito muito importante foi o de criar situações que “quebravam” constantemente o fluxo narrativo para que o espectador se lembrasse que o que ele está vendo não é real – ainda que seja muito realista – numa tentativa de convidá-lo a refletir sobre o que ele está vendo.” (veja texto completa ao final)

Com seu roteiro final fruto de um processo colaborativo de criação desenvolvido junto ao elenco, a série conta com a atuação de jovens talentos, como os atores Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, que haviam participado de “Meu Nome é Bagdá”. Ao seu lado estão Benjamín, Luan Carvalho e Taciana Bastos. A obra tem ainda participações das atrizes Carlota Joaquina, Marina Medeiros, do músico Shabazz, Rita Batata e Giovanni Gallo. Estes dois últimos foram protagonistas do longa “De Menor”, vencedor do Festival do Rio em 2013 e que serviu de inspiração para a série. 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Garbage chega em março ao Rio para show com L7

Neste mês de março de 2025, o Rio de Janeiro recebe a...

AgendaTeatro

Pérfida Iguana questiona os limites entre dança e trabalho em Reconhecer e Perseguir

O coletivo Pérfida Iguana, que pesquisa dança desde 2014, apresenta o espetáculo...

AgendaTeatro

Adaptação do romance homônimo de Pagu, Parque Industrial faz apresentações no Teatro Arthur Azevedo

Dirigido e adaptado por Gilka Verana, a peça revela como temas abordados...

AgendaTeatro

Meu Corpo em Terra Corre Para o Mar Como Tartaruga Marinha no Sesc Bom Retiro

Com atuação de Beatriz Belintani e direção de Fabiana Monsalú, o espetáculo...

AgendaInfantilTeatro

“Disney Princesa, o espetáculo” chega ao Rio de Janeiro

Mais de 20 produções clássicas da Disney são relembradas através de canções...

AgendaTeatro

Caso real de agricultora pernambucana inspira espetáculo teatral

Após mais 30 anos de existência e mais de 18 projetos, investigados...

AgendaTeatro

Verme reestreia na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho

A Cia. Los Puercos reestreia o espetáculo Verme na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (sede da Cia....