AgendaArtes Visuais

Simões de Assis apresenta exposição com pinturas inéditas de Jorge Guinle

Mostra apresenta conjunto inédito de pinturas de Jorge Guinle, produzidas em Nova York entre 1985 e 1986, marcando um momento decisivo na trajetória do artista

Compartilhe
Sem Título, 1985-1986, Jorge Guinle. Crédito: Erika Mayumi cortesia Simões de Assis
Compartilhe

A Simões de Assis apresentará entre os dias 27 de março e 10 de maio uma exposição com pinturas inéditas de Jorge Guinle (1947-1987), em São Paulo. A mostra “Infinito” apresenta um conjunto de 10 obras, sendo nove em grande formato, realizadas pelo artista durante sua temporada em Nova York, entre 1985 e 1986. Pela primeira vez reunidas e trazidas ao Brasil, essas pinturas marcam um momento singular em sua trajetória, combinando maturidade artística com a densidade emocional que permeou seus últimos anos de vida.

No período em que produziu essas telas, Guinle participou da 17ª Bienal de São Paulo e realizou exposições individuais em importantes galerias. Paralelamente, enfrentava o impacto de um diagnóstico de doenças relacionadas à aids, que levaria ao seu falecimento em 1987. As telas dessa fase nova-iorquina revelam um percurso intenso e visceral, no qual suas composições se tornam mais diluídas e translúcidas, sem perder a vibração gestual e cromática que caracterizou sua obra.

A exposição conta com texto assinado por Vanda Klabin, curadora, historiadora e amiga próxima do artista, que contextualiza a importância desse conjunto dentro da produção de Guinle. Reconhecido por sua abordagem singular dentro da pintura contemporânea brasileira, ele estabeleceu um diálogo intenso com as tendências internacionais da época, como o expressionismo abstrato e a pintura norte-americana do pós-guerra. Ao longo de sua curta, mas intensa carreira, Guinle foi um dos grandes incentivadores da revalorização da pintura nos anos 1980, sendo uma referência fundamental para a chamada Geração 80. Seu trabalho era marcado pelo gestual enérgico, pelo uso audacioso das cores e pela busca constante de uma harmonia dissonante, que se distanciava das vertentes conceituais predominantes na década anterior.

A série de pinturas realizadas no Kaufman’s Studio, em Nova York, permaneceu inédita até o momento, mesmo sendo considerada uma das mais significativas de sua carreira. As nove pinturas foram localizadas pela galeria Simões de Assis e trazidas para primeira exposição no Brasil, ao lado de outras obras produzidas entre 1985 e 1986; elas consolidam o estilo único do artista, que soube capturar tanto a energia do cenário artístico internacional quanto às especificidades do contexto brasileiro.

Jorge Guinle Filho nasceu em Nova York em 1947 e passou parte de sua vida entre o Brasil, Paris e Nova York. Autodidata, aprofundou seus estudos em pintura a partir do contato direto com grandes mestres do modernismo, como Henri Matisse, além de influências decisivas da action painting e da pop art. Sua produção, concentrada nos últimos sete anos de vida, revela um comprometimento absoluto com a pintura como experiência vital.

Com esta exposição, a Simões de Assis pretende trazer ao público obras fundamentais da arte moderna e contemporânea brasileira, promovendo a redescoberta de um dos grandes nomes da pintura do século XX.

Serviço
Infinito”, exposição individual de Jorge Guinle
Período expositivo: 27 de março a 10 de maio de 2025
Local: Simões de Assis | Alameda Lorena, n° 2050 – térreo – Jardins – São Paulo/SP
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 10h às 15h
Entrada gratuita

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaShows

Grupo Dembaia apresenta “Yɛ̀lɛ Sira”

Na língua bambara, etnia habitante do oeste africano, “Yɛ̀lɛ Sira” significa “abre...

AgendaMúsicaShows

DON L encerra turnê de RPA 2 em São Paulo

Rapper favorito do seu rapper favorito, Don L faz, nos dias 28...

AgendaArtes Visuais

Artista Cláudia Lyrio promove visita guiada a sua exposição “O Manuscrito”

A artista Cláudia Lyrio promove neste sábado (29/03), às 14h, uma visita...

AgendaFilmes

Filme “Águas do Litígio” tem exibição com debate em première

No dia 30 de março, às 20h30, ocorre a première do curta-metragem...

AgendaTeatro

“Histórias Veladas” faz encerramento da temporada carioca do mês da Mulher

O espetáculo “Histórias Veladas” encerra no próximo dia 30 de março (domingo),...

AgendaTeatro

Antonio Quinet estreia espetáculo inédito “Freud e o Homem dos Ratos”

Em 1907, um jovem chamado Ernst Lanzer, atormentado por seus pensamentos, foi...

AgendaFestivaisLiteratura

Festa Internacional da Palavra anuncia a data da segunda edição

A Festa Internacional da Palavra anuncia a data de sua segunda edição:...