Após duas sessões de cinema ao ar livre no Viaduto de Realengo e no Espaço Juventude na Praça do Estácio, a Mostra encerra seu festival com mais três filmes que prometem deixar o começo da semana bem mais agradável.
Destaque para o precioso “Sons da Inconfidência”, um espetáculo marcante sobre a revolta mineira e sua influência sobre a música brasileira.
Fica aqui nosso agradecimento especial a todos que puderam prestigiar nossas sessões e o convite para mais um dia de filmes e cultura com o Cine Educação.
Segue abaixo a lista dos títulos que serão exibidos nesta segunda-feira:
*Muros da Vida* – 15’00”
Diretor : Zoran Djordjevic
*Sinopse:* O filme registra fragmentos da ação e obra do artista plástico, Marcos Santos, que nasceu com paralisia cerebral, teve a fala parcialmente prejudicada, sem os movimentos dos braços e mãos, ele pinta com o pé esquerdo e ensina as crianças de um bairro periférico a pintar e levar sua arte para os muros da cidade.
_________________________
*Música para nossa Memória: Sons da Inconfidência* – 25’00”
Diretor: Roger Hitz
*Sinopse:* Sons da inconfidência trará à cena as origens da música brasileira com a forte influência da cultura afrodescendente. A música que nasceu nas senzalas, nas minas e nas fazendas e, ao longo da história, migrou para os espaços da alta classe social, representada por danças, Batuque, Vissungos e Lundus.
___________________
*A Saga da Aldeia Maracanã* – 31’41
Diretor : Eduardo Camelo
*Sinopse:* Antigos moradores falam de suas experiências desde a organização para a ocupação do antigo Museu do Índio até a desintrusão em 2013 no governo Sérgio Cabral e o destino das famílias depois de serem retiradas por força policial e mal abrigadas há quilômetros de distância.