Vogue Funk retorna aos palcos do Rio em curtíssima temporada

Após uma temporada de estreia com no Sesc Copacabana, o espetáculo de dança Vogue Funk retorna em cartaz com duas únicas apresentações, nos dias 16 e 17 de novembro no Espaço Cultural Musical Sérgio Porto, Humaitá (RJ). A performance surge como uma expressão autêntica do encontro entre as culturas do Funk e a Ballroom/Vogue, unindo “os crias” e “as manas” para representar a potência da periferia. A obra será apresentada no sábado (16) às 20h e domingo (17) às 19h.

Além de serem símbolos de resistência cultural, política e social, a cultura Ballroom e o Funk têm em comum a origem periférica e predominantemente preta, como destaca Rafael Fernandes, diretor artístico e idealizador do espetáculo.

– Ambas foram e ainda são marginalizadas, mas foi através da arte que encontraram uma forma de sobrevivência de diversas opressões, se tornando caldeirões efervescentes de produção artística e cultural. Elas representam a potência da cultura jovem e periférica colocadas em destaque, ocupando o seu devido lugar, que é o da Excelência – ressalta.

O espetáculo traz para o palco elementos de ambos os universos, como DJs, Chants, Bailes/Ball, batalhas, passinhos, vestuário, a atitude e suas coreografias próprias.

– Organizamos uma série coreográfica, explorando gestos radicais que desafiam convenções, buscando reposicionar as relações históricas e culturais. Investimos em poses insubordinadas para elaborar resistências e nutrir repertórios de memórias, criando imagens que disputam novos significados e valores – destaca a diretora do espetáculo, Patfudyda.

A obra reúne artistas como Mother Juju Ninja, líder de uma das maiores house Ballroom do mundo; André Oliveira DB, referência mundial do passinho, vencedor do Red Bull Dance Internacional; Yure IDD, DJ que coleciona parceria com artistas relevantes da cena, como Gloria Groove; e Kill Bill Balenciaga, uma das maiores referências do Vogue no Brasil.

– Esse são somente alguns artistas que integram o espetáculo. Cada performer neste elenco traz um universo único de conquistas para sua comunidade, fazendo do Vogue Funk uma produção que exalta cada individualidade para construir uma potência coletiva – ressalta Patfudyda.

Com sessões lotadas e esgotadas na sua temporada de estreia em maio deste ano, VOGUE FUNK retornou aos palcos em outubro abrindo de forma eletrizante a 15º edição do FIAC Bahia – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia em Salvador. O espetáculo também foi pré-selecionado para compor a programação da MITbr – Plataforma Brasil em 2025, na MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

VOGUE FUNK faz parte de uma série de obras com produção assinada pela Quafá Produções, produtora periférica que atua há 13 anos na produção, gestão e captação de recursos de projetos culturais de cultura urbana e periférica.

SERVIÇO:

Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Endereço: Rua Visconde de Silva, S/N, ao lado do 292 – Humaitá

Datas: 16 a 17 de novembro (sábado e domingo)

Horários: Sábado às 20h e Domingo às 19h

Ingressos: R$ 50 (inteira); R$ 25 (meia)

Venda pelo https://riocultura.eleventickets.com/#!/evento/01844a8c4b9ba991a4cc8d98051b5758cf8dcb6e

Duração: 60min.

Classificação etária Indicativa: 16 anos

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral: Patfudyda /Wallace Ferreira (@patfudyda)

Direção Artística/Idealização: Rafael Fernandes (@rafaelfernandes.rj)

Direção de Movimento: Nyandra Fernandes (@newandra_)

Dramaturgia: Maurício Lima (@mauriciolima0)

Intérpretes-criadores:

André Oliveira DB (@andreoliveiradb)

Codazzi IDD (@codazzi_barreto)

JUJULIETE (@eujujuliete)

Juninho do Quebra (@juninhodoquebra)

Kill Bill (@killbillbc)

Maylla Eassy (@mayllaeassy)

Preta QueenB Rull (@soupretaqueenbrull)

The Overall Princess Legendary Wallandra (@wallandra.x)

Direção Musical: Yure IDD (@yureidd)

Iluminadora: Andrea Capella (@andreacapella)

Figurino: Rainha F (@rainhaf_)

Assistente de Figurino: Ygor Fernandes (@ygorfalves)

Produção executiva: Mário Netto (@germanetto)

Assistente de Produção: Priscila Manfredini (@alokarotativa)

Operação de Luz: Sandro Demarco(@sandrodemarco_)

Técnicos de Luz: Sandro Demarco e Filipe Magalhães Montoiro (@filipemagalhaes_)

Programação Visual e Fotografia: Charles Pereira (@charlinhus)

Assessoria de Imprensa: MercadoCom (@mercadocombr)

Realização: Quafá Produções (@quafaproducoes)

Sair da versão mobile