O Cartoon Art Museum em São Francisco nos EEUU, organizou a exposição “Monsters of Webcomics”, que reune vários expoentes autores de quadrinhos online, que conquistaram certa fama nos últimos anos.
A maioria dos trabalhos, pelo que pude ver são as tradicionais tirinhas. Existem também várias histórias seriadas, que em geral seguem uma diagramação semelhante à impressa. Uns poucos exploram formatos mais diferenciados. A verdade é que a rede ainda é uma boa forma de divulgar seu trabalho mas poucos logram gerar uma renda significativa, diretamente de quadrinhos online. Então, nada mais razoável que tornar seu trabalho polivalente, e possível de ser veiculado em publicações impressas.
Esta exposição é mais um bom reconhecimento dos talentos surgidos no meio virtual. Muitos dos quadrinhos dentre os expostos me eram desconhecidos, e pelo que pude observar, é bem capaz de vir a citar alguns deles futuramente.
Se me perguntarem como consigo acompanhar tantas publicações, digo que não consigo.
Dos participantes eu destaco o “The Perry Bible Fellowship“.
Uma excelente coleção de tiras inusitadas e hilárias.
Curiosamente o artista Nicholas Gurewitch começou a publicar suas tiras num jornal universitário, mas a popularidade veio de fato apenas em 2004 quando começou a postá-las em seu site.
Uma das características mais interessantes do PBF é a ausência de um traço fíxo, já que o artista varia o estilo conforme a circunstância da tira.
Visitem o site do museu e descubram outras HQs!
Comente!