Existem situações na nossa vida que fica difícil fugir, como uma viagem de férias em família por exemplo. O segredo é que existem duas formas de lidar com isso: você pode ficar emburrado o tempo inteiro ou você pode aproveitar as férias a sua maneira. Exatamente como em “O Verão da Minha Vida”.
Duncan (Liam James) está indo com sua mãe Pam (Toni Collette) passar as férias de verão na casa de praia do namorado dela, Trent (Steve Carrell), alguém de quem ele não gosta muito. Ele passa a viagem inteira no porta-malas do carro, ouvindo lições de moral de Trent de como ele deve agir daqui para a frente. Ao chegarem a casa, a vizinha Betty (Allison Janney), uma mulher bastante expansiva vem recebê-los e contar as boas novas, fofocas na verdade. Ela também apresenta sua filha, Susanna (AnnaSophia Robb) e os convida para aparecer a qualquer hora. Duncan não quer saber de nada, mas Trent convence sua filha Steph (Zoe Levin) a levá-lo a praia com ela. Ele claramente não está vestido para o local e Steph faz questão de menosprezá-lo e mostrar que ele não é bem vindo ali. Bastante chateado, Duncan volta para casa, mas sua mãe não está mais lá e ele fica sozinho. Trent e Pam acabam se enturmando com outro casal e resta a Duncan, que não gosta nada de Trent por bons motivos, procurar o que fazer o resto do verão. E ele vai encontrar um lugar para chamar de seu no parque aquático da cidade e fazer um amigo nada convencional em Owen (Sam Rockwell) um dos supervisores do local. Mas, essas férias ainda lhe trarão muitas novidades e surpresas, nem todas tão agradáveis.
Este é um daqueles filmes que você começa a assistir numa tarde qualquer e acaba gostando. Despretensioso, ele faz comédia com assuntos delicados como separação, traição, homossexualidade, mas sem ser ofensivo em nenhum momento. Tudo isso composto por um elenco de primeira, com papéis que parecem ‘simplistas’ mas que na verdade possuem um bom conteúdo. Steve Carrell, acostumado a personagens mais cômicos, surpreende ao fazer este homem machista, autoritário e rude. E Liam James é um perfeito adolescente amargurado, mas que esconde lá dentro seus segredos e anseios. Sua parceria com Sam Rockwell é simplesmente incrível e a afinidade entre os dois, algo delicado e divertido. A grande diferença deste filme são as pequenas atuações, mas não que pequenas sejam ruins, não, o que quero dizer é que não existe uma única cena, em que tudo é revelado de uma só vez e tudo explode ao mesmo tempo, não. Quando falo em pequena, quero dizer que em cada cena, algum diálogo, de poucas palavras, é o suficiente para encantar e te fazer ansiar por mais, pois se trata de um filme em que se deve prestar atenção justamente nesses pequenos gestos.
Ficamos tão acostumados a um certo padrão de acontecimentos em filmes que por vezes esquecemos o quão delicioso esse outro estilo de filme, mais simplista pode ser.
“O Verão da Minha Vida” está disponível no Netflix.