Se você mora na região e se interessou pelo título, confira logo a notícia e corra na inscrição pois o curso é grátis e são somente 20 vagas. Confira a nota oficial.
—–
A FNAC LIVRARIA em Porto Alegre vai ministrar em parceria com o professor MARCOS PINTO (que está ministrando o Curso de Mangá e Cultura Japonesa no ICJ-PUC/RS) duas OFICINAS DE MANGÁ com ENTRADA FRANCA em abril de 2009:
- Shonen Mangá 08 de abril de 2009
- Shojo Mangá 15 de abril de 2009
As oficinas ocorrerão às quartas-feiras, das 15 às 17h.
Local:
BARRA SHOPPING SUL
Av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey em PORTO ALEGRE
As oficinas têm ENTRADA FRANCA (20 vagas, reservadas por senha)
ESTRUTURA:
- CHARACTER DESIGN: Criação de personage( ns )/tramas dos mesmos, assim como um perfil das afinidades do aluno ciom determinados Gêneros e estilos de Mangá( “shonen” ou “shôjo” ), visando direcionar os seus projetos.
- LAYOUT: Apresentar e demonstrar as técnicas de composição gráfica e narrativa para Desenho de Imprensa.
- CENOGRAFIA: A utilização de referencias visuais( tais como fotos, ilustrações e congêneres )existentes no acervo de referência( biblioteca/hemeroteca, arquivo de imagens )para a auxiliar os alunos na criação de seus projetos.
- ESTILIZAÇÃO: Aplicar os cânones do desenho de figura humana( proporções, movimento, anatomia e expressividade ), afim de poder aplica-los em caricatura, desenho de imprensa e animação no estilo Mangá.
- PERSPECTIVA: Aplicar os cânones de perspectiva afim de situar os personagens dentro de um cenário correlato à idéia desenvolvida pelo aluno, assim como introuzir o aluno às noçoes básicas de proporção entre a figura humana e objetos circumvizinhos;
- LUZ E SOMBRA: Aplicar as noções de iluminação de objetos e figuras humanas, otimizando o efeito cenográfico geral do trrabalho do aluno de acordo com a sua idéia proposta;
- ARTE-FINAL: Apresentação e uso de diferentes materiais de arte-final e suas viabilidades gráficas( tanto efeitos visuais como a viabilidade de sua reprodução ).
PROGRAMA:
- Definição dos cânones de desenho para Shonen e Shôjo Mangá;
- Concepção de personagem e argumento de história.
- Aplicar a Estrutura e Arquitetura do corpo humano para o Estilo Mangá( masculino, feminino, crianças e SDs )*;
- Aplicar a Estilização dos elementos mais expressivos na figura humana( olhos, cabelo, mãos, postura )*;
- Técnicas de Luz e Sombra aplicadas ao Estilo Mangá;
- Técnicas básicas de Arte-final.
Fonte: Marcosbnpinto.wordpress.com
Comente!