Na terceira edição da THEMA — feira que aproxima arte e design em Paris — a designer e marceneira ítalo-brasileira Anna Passarelli apresenta uma coleção que transforma referências históricas em vocabulário contemporâneo: peças autorais em madeira maciça, produzidas com manejo certificado, nas quais o savoir-faire encontra o cotidiano. O evento acontece de 22 a 26 de outubro de 2025, no Palais Brongniart (Place de la Bourse, Paris 2e)
Há algo de arquitetônico na maneira como Anna Victoria Passarelli organiza forma, matéria e uso. Suas peças partem de uma memória mobiliária — peças familiares, a tradição Art Déco, o repertório ornamental — retornam ao presente como dispositivos de vida: objetos que acolhem gestos, guardam hábitos e reencenam rituais domésticos. A designer opera como quem reescreve um léxico, afinando proporções, expondo encaixes, depurando linhas, e incorporando acabamentos ebonizados que evocam o diálogo multicultural. O resultado é um desenho contido e preciso, que prefere a densidade tátil à retórica do novo pelo novo.
Passarelli migrou do universo corporativo para a oficina em 2020, construindo — primeiro sozinha, hoje com equipe — um ateliê que cruza design de autor e execução artesanal. Trabalha com madeiras brasileiras (como jequitibá, freijó, tauari, sucupira e imbuia), adquiridas com certificação de origem. A ética material aparece como política de projeto: a escolha do sólido, a legibilidade do encontro, o respeito à fibra, a recusa do “descartável”.
Entre as obras destacadas, cadeiras que evocam caligrafias orientais, em versões de madeira solo ou em diálogo com superfícies têxteis. O aparador ebanizado acompanha este desenho. A Luminária Diva não se reduz a um objeto de iluminação, a base em madeira esculpida ebanizada, com ecos do vocabulário Art Déco, funciona como um alicerce arquitetônico em miniatura — sólido, ritmado, marcado pela verticalidade. Sobre ele, a cúpula de contas projeta uma outra temporalidade, mais fluida e permeável, onde a luz se infiltra e se fragmenta, como se fossem transparências de um vitral portátil. Coluna esculpida na madeira e estante flutuante. O método da autora: condensar memória e função num objeto que pareça simultaneamente familiar e inédito. Em diálogo com o mobiliário, uma peça escultural da francesa Juliette Somnolet.
A participação na THEMA — que nesta edição ocupa um marco da arquitetura parisiense, em diálogo com a temporada internacional de arte — reforça o processo de internacionalização do atelier e sua presença no circuito europeu, sob a articulação curatorial de Pat Monteiro Leclercq (Bref Design Art). Em paralelo, a designer estrutura um modelo de produção por pedidos comissionados: variações de dimensão, madeira e acabamento, além de projetos sob medida, preservando a unicidade de cada peça.
A logística assume um papel discreto, porém decisivo: as peças — frequentemente de grande porte — chegam montadas ao destino, por operação premium de transporte e instalação, garantindo a integridade do objeto e a experiência do usuário do início ao fim.
Há, ainda, um componente pedagógico e social na estratégia de Passarelli na França, com a perspectiva de workshops e atividades formativas em parceria com iniciativas locais, reforçando a ideia de que a marcenaria — enquanto técnica e cultura — pode transmitir conhecimento e construir comunidade.
Serviço:
THEMA — Art + Design + Fair
Atelier Passarelli
Curadoria e representação: Pat Monteiro Leclercq (Bref Design Art)
Datas: 22–26 de outubro de 2025 (11h–20h)
Local: Palais Brongniart — 16 Place de la Bourse, 75002 Paris.








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