Em um momento no mundo em que estamos presenciando e sendo alertados para mudanças na temperatura dos oceanos, de seus níveis e no próprio eixo da terra, nasce do talento de uma artista brilhante uma exposição que fala das florestas e dos planetas. Silvana LaCreta Ravena escolheu Porto Alegre para apresentar a primeira “Conversas com o tempo” e não poderia escolher outro local visto que o estado do Rio Grande do Sul mobilizou o Brasil e impactou o mundo devido a recente tragédia climática pela qual passou. A galeria é a Art 100 Gallery e a curadora Angela de Oliveira.
A artista conta que selecionou duas séries de trabalhos orientados pela exploração visual da luz, não só como elemento plástico propriamente dito, mas também como metáfora de uma espiritualidade que não é a de uma religião organizada, mas a de um sentimento de reconexão com o universo e a natureza, percebendo neles o valor do sagrado e da transcendência. Tanto nas obras da série « Noites da Floresta » como as da série « The Planets », Silvana fala desse tipo de experiência singular na qual o tempo parece estar suspenso e o espaço parece ser de uma outra ordem. Experiência essa, que, muitas vezes, é a a arte, assim como o contato com a natureza, o caminho que nos permite vivenciá-la.
Em « Noites da Floresta », série composta por pinturas, fotografias, cubos de luz, backlights e também joias contemporâneas, Silvana presta uma homenagem poética `as nossas florestas que têm sido duramente ameaçadas. Já na série « Os Planetas », um grupo de pinturas retro iluminadas em que a artista utiliza técnicas como óleo, acrílico e encáustica, apresentando seus questionamentos sobre o nosso senso de pertencimento à natureza.
Silvana diz que em todas as obras dessa exposição, junta aos recursos plásticos que usou para desenvolver cada tema, e foi anotando visualmente seus pensamentos e criando, assim, uma espécie de conversa visual que parte dela e faz um convite ao fruidor para explorar com ela um espaço diferente, onde o tempo possa ser expandido e a alma cansada de realidade possa encontrar um território de expressão. Esse diálogo dá nome a exposição : « Conversas com o Tempo » – tempo como a dimensão onde a vida acontece, mas também o tempo do imaginário ; tempo como tecido que qualifica nossa existência no aqui e agora, mas também o tempo da poesia, o tempo do mistério, o tempo da memória, o tempo da arte, acrescenta.
A curadora Angela de Oliveira é quem tece considerações a respeito desta exposição especial destacando o trabalho da artista Silvana LaCreta Ravena:
“Uma obra de arte concebida pelo artista com traços da alma e com uma entrega tal que capta de si sua mais precisa forma de expressão, é justamente aquela que nos arrebata e produz uma sinergia única, como se por um pedaço de tempo nos tornássemos coautores da obra. A obra conversa conosco e conversamos com ela. Esse diálogo é algo quase transcendente.
Quando o artista vai além e produz uma série, ele nos proporciona adentrar ainda mais em seu universo e explorar as nossas sensações através das dele. Essa série da artista Silvana Ravena me encanta. Sua narrativa vital e poética nos convida a uma jornada de reflexão que passa pelo nosso ser e estar aqui neste ano de 2024. Silvana nos traz as florestas e os planetas promovendo nesse encontro a indagação do desencontro. Seu processo de criação envolve pintura, fotografia e joalheria contemporânea com um alinhamento perfeito. A artista explora a luz como elemento plástico, mas também como metáfora no sentido da espiritualidade associada a reconexão do universo com a natureza.
Mergulhar de fato e com intensidade nessa narrativa visual pode -se comparar a vivência de momentos ouvindo uma grande orquestra, finalizando a leitura de um bom livro ou assistindo um filme premiado pelo Oscar. Silvana expõe e expressa o que gostaríamos de expressar, a esperança de um futuro com maior humanidade e qualidade de vida neste planeta.
Assinar essa curadoria foi um presente da vida e acredito que só posso desejar que todos absorvam como eu absorvi esses falares dessa artista maravilhosa e, se sintam gratos como eu por essa contemplação, imersão e voo.”
Serviço:
Exposição: Conversas com o Tempo
Local: Art100 Gallery
Endereço: Av. Cristóvão Colombo números 21 e 23 – Porto Alegre RS
Período: 14/09 a 12/08/2024
Vernissage 14/09 Horário: 19h30
Produção Art100 Gallery
Assistente de Produção Vinicius Carnal Ott
Visitação: segunda a sexta das 10 às 18h . Sábados: 10 às 15h
Curadoria: Angela de Oliveira
Contato: +55 15 996777249
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz @giselelahoz
Jornalista MTB 76727/SP
Comente!