AgendaArtes Visuais

Conversas com o Tempo, exposição individual de Silvana LaCreta Ravena

Compartilhe
Compartilhe

Em um momento no mundo em que estamos presenciando e sendo alertados para mudanças na temperatura dos oceanos, de seus níveis e no próprio eixo da terra, nasce do talento de uma artista brilhante uma exposição que fala das florestas e dos planetas. Silvana LaCreta Ravena escolheu Porto Alegre para apresentar a primeira “Conversas com o tempo” e não poderia escolher outro local visto que o estado do Rio Grande do Sul mobilizou o Brasil e impactou o mundo devido a recente tragédia climática pela qual passou. A galeria é a Art 100 Gallery e a curadora Angela de Oliveira.

A artista conta que selecionou duas séries de trabalhos orientados pela exploração visual da luz, não só como elemento plástico propriamente dito, mas também como metáfora de uma espiritualidade que não é a de uma religião organizada, mas a de um sentimento de reconexão com o universo e a natureza, percebendo neles o valor do sagrado e da transcendência. Tanto nas obras da série « Noites da Floresta » como as da série « The Planets », Silvana fala desse tipo de experiência singular na qual o tempo parece estar suspenso e o espaço parece ser de uma outra ordem.  Experiência essa, que, muitas vezes, é a a arte, assim como o contato com a natureza, o caminho que nos permite vivenciá-la.

Em « Noites da Floresta », série composta por pinturas, fotografias, cubos de luz, backlights e também joias contemporâneas, Silvana presta uma homenagem poética `as nossas florestas que têm sido duramente ameaçadas. Já na série « Os Planetas », um grupo de pinturas retro iluminadas em que a artista utiliza técnicas como óleo, acrílico e encáustica, apresentando seus questionamentos sobre o nosso senso de pertencimento à natureza.

Silvana diz que em todas as obras dessa exposição, junta aos recursos plásticos que usou para desenvolver cada tema, e foi anotando visualmente seus pensamentos e criando,  assim, uma espécie de conversa visual que parte dela e faz um convite ao fruidor para explorar com ela um espaço diferente, onde o tempo possa ser expandido e a alma cansada de realidade possa encontrar um território de expressão.  Esse diálogo dá nome a exposição :  « Conversas com o Tempo »  – tempo como a dimensão onde a vida acontece, mas também o tempo do imaginário ; tempo como tecido que qualifica nossa existência no aqui e agora, mas também o tempo da poesia, o tempo do mistério, o tempo da memória, o tempo da arte, acrescenta.

A curadora Angela de Oliveira é quem tece considerações a respeito desta exposição especial destacando o trabalho da artista Silvana LaCreta Ravena:

“Uma obra de arte concebida pelo artista com traços da alma e com uma entrega tal que capta de si sua mais precisa forma de expressão, é justamente aquela que nos arrebata e produz uma sinergia única, como se por um pedaço de tempo nos tornássemos coautores da obra. A obra conversa conosco e conversamos com ela. Esse diálogo é algo quase transcendente.

Quando o artista vai além e produz uma série, ele nos proporciona adentrar ainda mais em seu universo e explorar as nossas sensações através das dele. Essa série da artista Silvana Ravena me encanta. Sua narrativa vital e poética nos convida a uma jornada de reflexão que passa pelo nosso ser e estar aqui neste ano de 2024. Silvana nos traz as florestas e os planetas promovendo nesse encontro a indagação do desencontro. Seu processo de criação envolve pintura, fotografia e joalheria contemporânea com um alinhamento perfeito. A artista explora a luz como elemento plástico, mas também como metáfora no sentido da espiritualidade associada a reconexão do universo com a natureza.

Mergulhar de fato e com intensidade nessa narrativa visual pode -se comparar a vivência de momentos ouvindo uma grande orquestra, finalizando a leitura de um bom livro ou assistindo um filme premiado pelo Oscar. Silvana expõe e expressa o que gostaríamos de expressar, a esperança de um futuro com maior humanidade e qualidade de vida neste planeta.

Assinar essa curadoria foi um presente da vida e acredito que só posso desejar que todos absorvam como eu absorvi esses falares dessa artista maravilhosa e, se sintam gratos como eu por essa contemplação, imersão e voo.”

Serviço:
Exposição: Conversas com o Tempo
Local: Art100 Gallery
Endereço: Av. Cristóvão Colombo números 21 e 23 – Porto Alegre RS
Período: 14/09 a 12/08/2024
Vernissage 14/09  Horário: 19h30
Produção Art100 Gallery
Assistente de Produção Vinicius Carnal Ott
Visitação: segunda a sexta das 10 às 18h . Sábados: 10 às 15h
Curadoria: Angela de Oliveira
Contato: +55 15 996777249
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz @giselelahoz
                                            Jornalista MTB 76727/SP

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaFestivaisFilmes

Festival de Cinema de São Bernardo anuncia filmes selecionados de sua 2º edição

O 2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, que acontecerá...

AgendaTeatro

Quilombo MemORÍa, de André Santos, tem duas apresentações em CEUS de Osasco

Dirigida por Eduardo Silva e estrelada André Santos e Miriam Limma, a...

AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

AgendaArtes Visuais

Exposiçõ inédita de César Oiticica Filho celebra 15 anos de galeria

"CORLUZ", exposição com texto crítico de Paula Borghi, reúne obras em grande...

AgendaFestivaisMúsica

8º Festival Ópera na Tela ocupa o Parque Lage e retorna a São Paulo depois de seis anos

Evento celebra Puccini no centenário de sua morte com projeções de espetáculos...

AgendaLiteraturaTeatro

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5”

Acontece em 21 de novembro, a partir das 19h, o lançamento do...

AgendaArtes Visuais

Últimos dias de Panmela Castro no Museu de Arte do Rio

Termina no dia 24 de novembro de 2024 a exposição “Ideias radicais...