A partir do dia 12 de abril o SescTV apresenta três documentários sobre religiosidade: O primeiro deles, Terreiros do Candomblé de Cachoeira e São Félix, tem direção de Ceiçça Boaventura e fala sobre a diáspora que teve início em Cachoeira e São Félix, na Bahia, e como os terreiros se instalaram dentro e no entorno dessas cidades.
O segundo será exibido no dia 19 de abril, às 22h. Trata-se do premiado O Som dos Sinos, com direção de Marcia Mansur e Marina Thomé, e que representa a experiência religiosa no cotidiano e busca o universo simbólico da fé íntima e das cidades onde reverberam os toques dos sinos, registrados como patrimônio imaterial brasileiro.
Para fechar a tríade, o canal apresenta o documentário Açucena, com direção de Isaac Donato no dia 26 de abril, também às 22h. O filme conta a história de Açucena, uma mulher de 67 anos que, todo ano, comemora seu aniversário de 7 anos.
***
Terreiros do Candomblé de Cachoeira e São Félix, direção Ceiçça Boaventura
2016, BA, 70 minutos
O documentário se desenvolve a partir da diáspora que teve início nas cidades de Cachoeira e São Félix, e como os Terreiros se instalaram dentro e no entorno das referidas cidades. São dez os terreiros de candomblé patrimonializados nas cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. As duas cidades, tiveram histórias de lutas e glórias idênticas; as duas estão repletas de religiosidade, contendo terreiros de variadas nações: Angola, Jeje e Nagô, legado espiritual dos africanos que contribuíram para o desenvolvimento das cidades.
Dia 12, às 22h
O Som dos Sinos, direção de Marcia Mansur e Marina Thomé
2016, MG, 70 minutos
Em Minas Gerais, toques de sinos anunciam e marcam o ritmo da vida dos moradores das cidades históricas. O tempo do trabalho, do descanso, da oração, da celebração. Os sineiros, personagens do alto das torres, aprendem como comunicar mortes, partos, incêndios, missas e horários sacros. Os toques dos sinos de hoje se transformaram através do tempo, misturando à sua origem colonial a forte presença africana no Brasil. O documentário é uma representação da experiência religiosa no cotidiano e busca o universo simbólico da fé íntima e das cidades onde reverberam os toques dos sinos, registrados como patrimônio imaterial brasileiros.
Dia 19, às 22h
Açucena, direção de Isaac Donato
2021, BA, 71 minutos
O documentário mostra o cotidiano de Dona Guiomar, uma mulher baiana, que vive em um pequeno povoado e ao comemorar seus 67 anos, faz os preparativos para uma festa de 7 anos. O documentário ganhou os prêmios de Melhor Filme na 24ª Mostra de Cinema Tiradentes, Melhor Longa Documental do Júri Oficial do XII Cinefantasy – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, Melhor filme no Júri Oficial no Panorama Internacional Coisa do Cinema e Melhor Filme do Júri APC/Bahia no Panorama Internacional Coisa de Cinema em 2021.
Dia 26, às 22h
—
Sobre o SescTV
O SescTV é o canal cultural do Sesc em São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.
No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.
Para assistir o SescTV:
Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal
Assista online em sesctv.org.br | Nas redes sociais: @SescTV
Serviço: Especial Religiosidades
Terreiros do Candomblé de Cachoeira e São Félix, direção Ceiçça Boaventura
2016, BA, 70 minutos
Dia 12, às 22h
O Som dos Sinos, direção de Marcia Mansur e Marina Thomé
2016, MG, 70 minutos
Dia 19, às 22h
Açucena, direção de Isaac Donato
2021, BA, 71 minutos
Dia 26, às 22h
Comente!