Desordeiros e maltrapilhos, são desajustados que viraram mercenários. O grupo de aventureiros Vox Machina está mais interessado em dinheiro fácil e cerveja barata do que em proteger o reino. Mas quando o reino é ameaçado pelo mal, esses encrenqueiros percebem que são os únicos capazes de restaurar a justiça. O que começou como um serviço simples agora é a história de origem dos mais novos heróis de Exandria.
Para quem já jogou uma campanha de RPG, sabe que muito do que se apresenta na série animada, A Lenda de Vox Machina (The Legend of Vox Machina) segue uma campanha com lances de dados, fichas e ações interpretadas de forma imaginativa. Brilhante e conhecendo ainda mais o desenvolvimento da animação, a série se tornou um fenômeno do momento, vamos analisar o porquê.
Análise
A série não é apenas inspirada no mundo de Dungeons & Dragons, mas é retirada de campanhas reais, transmitidas no Critical Role, um programa que pode ser visto no YouTube e Twitch desde 2015. É uma série de sessões transmitidas em que um grande grupo de atores participa, entre eles Ashley Johnson ( a Agente Especial William Patterson em Ponto Cego), Travis Willingham (dublador de Thor em Marvel’s Avengers, do Alto Exarca Turalyon em WoW), Laura Bailey (a Abby de The Last of Us), Liam O’Brien, Talliesin Jaffe, Marisha Ray, Orion Acaba e Sam Riegel. Todos dubladores famosos, que se reuniram com a batuta do mestre Matthew Mercer que narra as aventuras transmitidas.
Tratando-se de um crossmedia, ganhou ante de chegar à telinha, pela Dark Horse, numa prequência em quadrinhos, Vox Machina The Origins, também escrita por Mercer com Matt Colville, desenhada por Olivia Samson e colorido por Chris Northrop. Quando uma história permite…
A primeira temporada é composta por 12 episódios de cerca de 30 minutos cada, que foram lançados de 3 em 3 a cada semana no catálogo do Amazon Prime Video em fevereiro, enquanto a segunda, já confirmada e também com 12 episódios, ainda não tem data de saída.
História
Estamos no mundo fantástico de Exandria, mais especificamente na metrópole de Emon, capital de Tal’Dorei, onde encontramos um grupo de mercenários chamado Vox Machina. Mercenários, não heróis, é bom colocar isso na cabeça, o qual somos apresentados numa taverna a noite, numa típica cena de beberagem, atos libidinosos e luta sem sentido.
“À frente” do grupo estão os dois gêmeos meio-elfos Vex (Bailey) e Vax (O ‘Brien) com seu urso blindado, depois há o engenheiro Percy (Jaffe), a druida elfo Keylet (Ray), o bárbaro meio-gigante Gorg (Willingham), a gnoma clérigo Pike (Johnson) e o gnomo bardo Scanlan (Riegel). Cada um com uma personalidade muito forte e cada um um pouco perdido em seu próprio negócio. É difícil chamar um grupo desses de família. A druida faz essa pergunta depois de alguns minutos.
Os infortúnios, sem dúvida, como os que acompanham o grupo, ojerizado por todos por seus fracassos e constantemente sem dinheiro, sempre longe de preferir boas ações às bem pagas.
Tudo começa a partir da decisão de embarcar em uma missão contra uma criatura maligna que assola o reino. Um contrato com o soberano de Tal’Dorei é feito, que já tinha perdido outros grupos e que o pagamento foi o principal atrativo, pois não seria um problema para um rei tão poderoso. Como qualquer sessão que se preze, no entanto, a missão inicial é apenas para quebrar o gelo e apresentar os personagens.
RPG em si
Nesse caso, uma família não pode ser construída apenas reunindo todos pela necessidade de ganhar dinheiro. Devemos pensar que cada um dos membros está disposto a desistir de algo apenas pelo bem do outro.
A força de Dungeons & Dragons são, sem dúvida, os jogadores, antes mesmo das regras bem construídas da versão a que pertencem, do charme do cenário, das raças e classes ou, ainda, da imaginação do mestre. Se os jogadores não estiverem girando, a sessão não será envolvente.
Da mesma forma, o ponto forte de The Lenda de Vox Machina são os personagens, tanto por sua caracterização individual quanto por seu funcionamento como coletivo. As relações que se estabelecem ao longo da história, bem como a dissolução daquelas iniciadas antes da união do grupo e seu desenvolvimento são verdadeiramente notáveis.
Tudo funciona maravilhosamente bem, conseguindo assim fazer com que os espectadores simpatizem com cada um deles quase que imediatamente.
A série provavelmente foi repensada no que diz respeito ao material do qual se inspira, mesmo que tenha Mercer como roteirista e os dubladores são os mesmos do Critical Role. O que sabemos com certeza é que, após a remoção dos dois primeiros episódios introdutórios, todo o material narrativo restante faz parte do primeiro ciclo de aventuras da websérie, da qual não dizemos nada para evitar spoilers, mas se você estiver um fã você já sabe o que vamos nos encontrar.
Arte e Roteiro
O trabalho técnico de Titmouse (conhecido por seu trabalho com Disney XD e Adult Swim) é certamente mais do que válido, mesmo que alguma incerteza na animação seja sentida de vez em quando, incluindo um efeito CGI não tão integrado em algumas cenas.
No entanto, o design não é a força motriz da série, pois, além dos personagens, Vox Machina acerta o tom: alegre, irreverente, muito violento e completamente imerso na ação. O ritmo narrativo é trabalhado para integrar todos os ingredientes da narrativa para que o desenvolvimento das relações, histórias e personagens aconteça na mesma velocidade que as piadas e os tiros de flecha.
Onde a série triunfa, porém, é na reinterpretação das características do jogo na mídia serial.
Os jogadores de D&D terão grande satisfação em ver como os autores conseguiram dobrar a mecânica do jogo na história , sem fazer nada mecanizado, mas sim fazendo da presença desses elementos um traço distintivo da própria série, sublinhando o todo com elementos metanarrativos absolutamente alinhados com a linguagem da série.
A Lenda de Vox Machina é um banquete para os olhos e para as almas mais nerds porque consegue mesclar personagens cativantes em uma história totalmente alinhada com o mundo do qual se inspira. A isso se soma uma contemporaneidade em tons e temas. Divertido, envolvente e saboroso.