A Roda do Tempo – análise de “A Grande Caçada”, segundo volume da série de livros

Rand sobreviveu ao seu primeiro confronto com os seguidores malignos do Tenebroso, mas nem ele nem seus amigos estão seguros. E partem em busca da Trombeta de Valere, um artefato que tem o poder de reviver heróis temporariamente, e que pode ser de grande ajuda no combate às forças malignas. No entanto, há algo que Rand teme ainda mais do que a antítese do Criador: ele sabe que está condenado à loucura e à morte e se pergunta se conseguirá ajudar seus amigos antes que isso aconteça ou se será ele próprio o responsável por destruí-los.

A Grande Caçada é o segundo livro da série épica A Roda do Tempo escrita por Robert Jordan. A história continua seguindo a jornada de Rand al’Thor e seus amigos enquanto eles tentam descobrir mais sobre a profecia que pode mudar o destino do mundo. A qualidade literária e sua abordagem ambiciosa faz da série de livros é a saga de fantasia mais importante dos últimos trinta anos.

A Grande Caçada começa no ponto exato onde terminou O Olho do Mundo, então se você ainda não leu o primeiro livro (ou não viu a primeira temporada da série) avisamos que teremos alguns spoilers.

A Roda do Tempo - Temporada 2 | Bastidores | Prime Video
Bastidores da 2ª Temporada da série da Amazon Prime

Com a grande revelação de que Rand é um homem capaz de canalizar magia, ele começa a ficar paranóico pensando que as Aes Sedai vão procurar domá-lo, tirar sua ligação com saidin e levá-lo à loucura que chega a todos os homens que se conectam com o Magia. Isso nos faz ter um Rand radicalmente diferente do livro anterior. Agora ele é um homem que quer se afastar de seus amigos, que está disposto a insultá-los e menosprezá-los, desde que o deixem em paz e, assim, não os arrastem para o terrível destino que ele acredita estar se aproximando.

Cada um dos jovens de Dos Ríos está fazendo uma jornada pessoal para entender seus novos poderes e seus novos papéis neste mundo. Rand buscará entender como será sua nova vida como um homem capaz de dominar o poder, Perrin continua tentando entender sua conexão com os lobos, Mat ainda está amarrado à adaga misteriosa, mas espera que as Aes Sedai possam salvá-lo, e as jovens Nynaeve e Egwene começam sua jornada para se tornar uma Aes Sedai (uma durando mais que a outra).

Um dos destaques do livro importantes é a quantidade de detalhes que tornam o mundo de A Roda do Tempo diferente dos outros. Poderíamos pensar que depois de toda a introdução gigantesca que foi O Olho do Mundo, Jordan iria lançar uma mudança, mas não é o caso. A Grande Caçada apresenta um grupo de vilãs, mulheres perigosas que usam Aes Sedai como escravas e como armas que querem reconquistar o continente onde vivem nossos personagens. Elas não são apenas assustadores, mas serão um dos pontos mais poderosos da história neste livro, além de muito do enredo de Nynaeve e Egwene estar diretamente conectado a essas mulheres misteriosas.

O autor Robert Jordan

Também somos apresentados aos portais de pedra e à passagem para outros mundos pela primeira vez. Enquanto Rand tenta entender como o saidin funciona e suas limitações, ele é transportado para um mundo onde as forças das trevas destruíram as forças da luz e rapidamente se torna um mundo pós-apocalíptico. Neste mundo vemos criaturas que nunca vimos antes e que demonstram a originalidade do autor em criar monstros diferentes dos de qualquer outro autor de fantasia.

Também ficamos a conhecer a cidade de Cairhien, uma cidade onde todos os políticos e pessoas influentes jogam um jogo de traições e conspirações que acaba por implicar qualquer visitante. Boa parte da trama de Rand se passa nessa cidade e Jordan demonstra suas habilidades para escrever uma intriga política que nem todo autor consegue. Eu acho que também é importante notar que isso foi escrito seis anos antes de As Crônicas de Gelo e Fogo, então o autor foi original o suficiente para mergulhar em um território que não havia sido explorado tanto no mundo da fantasia.

O Olho do Mundo tentou nos contextualizar e apresentar aos protagonistas uma mudança importante para cada um deles. A Grande Caçada é a prova de fogo que faz com que os personagens acabem aceitando essa mudança e seguindo em direção ao seu destino. Isso torna difícil recomendá-lo a alguém que não tenha gostado muito de O Olho do Mundo, mas acreditamos que quem gostou do primeiro livro mesmo um pouco, aqui encontrará material suficiente para se apaixonar por este mundo e seus personagens , uma história épica que está apenas começando.

A Grande Caçada é mais do que faz de A Roda do Tempo uma grande saga e demonstra a originalidade criativa de seu autor, sua capacidade de criar personagens complexos e bem desenvolvidos que crescem ao longo de suas páginas, e uma história que vai encantar.

Nota: Fantástico 9/10 Estrelas

Sair da versão mobile