CríticasFilmes

“Luiz Melodia – No Coração do Brasil” pinta um retrato da carreira do artista que conquistou nossos corações

Compartilhe
Compartilhe

Um dia antes de assistir ao documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, apareceu um vídeo nas redes sociais de uma entrevista com o filho, ainda criança, do cantor. Perguntado quais eram seus compositores favoritos, o menino respondeu: Sting e seu próprio pai. O clipe da entrevista terminou com o garoto cantando “Negro Gato”, que até então eu não sabia que havia sido composta por Luiz Melodia. Eu ignorava muitas outras coisas da vida e carreira de Melodia, mas é para isso que existem os documentários: para ensinar, informar e, com alguma sorte, emocionar.

O menino do Estácio cujos gostos musicais não tinham fronteiras estreou num cenário artístico marcado pelo contorcionismo, termo bonito e preciso para falar do ato de tentar escapar da censura vigente. Melodia quase desistiu da carreira, é verdade, mas um fortuito encontro com Gal Costa o colocou de volta no caminho do sucesso.

O artista indomável aprendeu os primeiros acordes com o pai, foi gravado ainda no começo da carreira por Maria Bethânia, desafiou a gravadora que só queria que ele gravasse samba e ficou impressionado com o imenso êxito que, declara humildemente, nunca almejou. Trilha sonora de novela, ouvido de maneira ou de outra – através de LPs, rádio ou televisão – em milhões de lares brasileiros, Luiz Melodia tinha música no nome e em cada célula de seu ser.

Assim como nos filmes de ficção, nos documentários também são feitas escolhas como que material usar e qual deixar de fora e mesmo qual será o tom do produto audiovisual. “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” não apresenta uma biografia ordenada e engessada do artista, mas usa material de arquivo para fazer um passeio pela carreira, com seus altos e baixos, do cantor e compositor, que também é narrador do documentário tendo sua voz retirada de entrevistas.

“Luiz Melodia – No Coração do Brasil” dialoga em diversas frentes com outro documentário recente, “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”. Para além da construção idêntica dos títulos, ambos foram dirigidos por mulheres – Alessandra Dorgan dirigiu o de Melodia e Susanna Lira o de Fernanda – e preferem focar na carreira de seus objetos de interesse, como numa colagem de obras fruto da criatividade humana que, conforme constatamos em ambos, não tem fronteiras.

Um dos co-produtores é o Canal Arte1, braço do grupo Bandeirantes que vem financiando produtos sobretudo acerca da música para passar nos cinemas e mais tarde no canal. Dessa iniciativa já saíram os elogiados “Tom & Elis – Só tinha de ser com você” e “Saudosa Maloca”. É certo que, depois de passar pelos cinemas, o documentário de Luiz Melodia irá para o Arte1, mas a experiência de vê-lo na tela grande e ouvi-lo com toda a potência do som do cinema é algo único.

Luiz Melodia desviou de rótulos e evitou ser um estereótipo ambulante, perpassando por e mostrando sempre seu talento em diversos gêneros musicais. Dizia, de suas performances: “eu sou minha música naquele momento, faço questão de ser”. Talvez essa diversidade e dedicação sejam o segredo de seu sucesso, que perdura mais de sete anos após sua partida.

No começo Melodia diz o que serve de moral: “enquanto existir música dentro de cada um de nós, existe liberdade”. Melodia foi livre e nos legou esta liberdade em cada uma de suas canções. Quando ouvir uma melodia de Luiz, não se esqueça disso – eu pelo menos não esquecerei.

Luiz Melodia – No Coração do Brasil

Luiz Melodia – No Coração do Brasil
8 10 0 1
Nota: 8/10 Excelente
Nota: 8/10 Excelente
8/10
Total Score iExcelente
Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Adolescência: Um sucesso que não escapa das próprias limitações

A minissérie Adolescência (Adolescence), lançada pela Netflix em 2025, conquistou o topo...

FilmesTrailersVideos

“Tron: Ares” ganha trailer com invasão digital no mundo real

A Disney divulgou o aguardado primeiro trailer de “Tron: Ares”, novo filme da franquia protagonizada...

CríticasFilmesInfantil

“Um Filme Minecraft” é uma sessão da tarde mediana que atira para todos os lados

Há dois caminhos escolhidos para se adaptar games para a telona: desenvolver...

FilmesTrailersVideos

Novo trailer de Superman tem robôs, Krypto e Fortaleza da Solidão

James Gunn, diretor de Superman, publicou nos perfis oficiais da DC Studios...

FilmesNotícias

Filme dos Beatles confirma elenco com Paul Mescal e Barry Keoghan

A Sony Pictures anunciou oficialmente os quatro atores que interpretarão os Beatles...

CríticasFilmesLançamentos

O Bom Professor: um thriller pedagógico 

É relativamente raro, mas alguns filmes “metem o pé na porta” e...

AgendaFilmes

Filme “Águas do Litígio” tem exibição com debate em première

No dia 30 de março, às 20h30, ocorre a première do curta-metragem...