Mestre Giles d’Aldeia, um Tolkien diferente

Resenha de livro de JRR Tolkien, publicado pela HarperCollins (2021)


Maxresdefault

Na pacata Aldeia, o fazendeiro Aegidius Ahenobardus Julius Agricola de Hammo (Mestre Giles d’Aldeia para os íntimos) leva uma vida tranquila com sua esposa e seu cachorro falante, Ganido, até que um dia, um gigante invade suas terras. Mais por sorte do que coragem, Giles consegue espantá-lo e se transforma no herói da região. O fazendeiro até que se adapta bem à nova posição de prestígio, mas o temível dragão Chrysophylax resolve atacar o reino, e a tarefa de enfrentar a criatura acaba sobrando para o pobre Mestre Giles.”

Análise

Quando se fala de John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) tende-se a associá-lo a sua obra-prima, O Senhor dos Anéis. Não é para menos: sua lendária trilogia é um dos grandes livros do século 20, o mais influente para toda a fantasia atual. Sua visão antropomórfica certamente moderna de criaturas mitológicas, como elfos ou anões, continua sendo o esteio de todo um gênero que vai de Dungeons & Dragons à The Witcher. Com o bem e o mal que isso acarreta.

O fato é que seus livros ambientados na Terra-média eclipsaram muitos outros que merecem a mesma atenção que estes. Além de ser um excelente linguista — em Oxford, é claro — Tolkien era um bom pai que se importava muito com os filhos. Para eles, ele criou histórias cativantes que iremos relembrar ao longo desse ano. E para eles compôs baladas como Mestre Giles d’Aldeia, o conto que hoje recapitulamos.

Farmer Giles of Ham, no original em inglês, foi publicado em 1949 pela editora a quem Tolkien sempre foi fiel, George Allen & Unwin. A data é importante neste caso: é contemporânea de O Hobbit (de 1937) e antes do primeiro volume de O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel , de 1953). Na história está o germe de alguma ideia que será retrabalhada nas aventuras de Frodo Baggins. Para falar sobre, é necessário primeiro apresentar certos personagens e relacioná-los.

O ator principal se chama Aegidius (Egídio), é um fazendeiro da região de Ham, que, assim como Bilbo, se tornará um herói por acaso. Ele é acompanhado por Ganido, seu cachorro falante, que faz o papel do personagem cômico e meio bufão, o inevitável companheiro leal de que toda lenda precisa. O antagonista é um dragão, Chrysophilax, um impiedoso dragão. Esta trindade representa, e representará, Sam Gamgee, Smaug e Bilbo Bolseiro.

Esta história prova não só o quão bom contador de histórias Tolkien era, com seu estilo fabulista e direto com o qual conquistava o leitor, mas também o quão engraçado sabia ser. Ler Mestre Giles d’Aldeia… é uma delícia: o seu sarcasmo, a sua astúcia , a sua inconvencionalidade (pelas regras da literatura “cavalheiresca” que parece seguir), fazem do livro uma pequena peça de ourivesaria. Além disso, tem como vantagem de sua brevidade seu maior talento: Tolkien sabe o que escreve, como escreve e por que escreve.

O envio da espada mágica Caudimordax (ou Morde-Cauda) pelo rei ao fazendeiro, após um feliz encontro com um gigante, serve de ponte —e inspiração— para algumas passagens do imaginário de Tolkien. A espada, como a adaga de Bilbo na presença de goblins, funciona quando os dragões estão próximos; Além disso, a busca por uma explicação para as runas em seu guardião, nas quais o clérigo da aldeia está envolvido, antecipa a investigação de Gandalf sobre o Um Anel no Condado. Um condado, de fato, que aqui se parece com Ham; ou melhor, o Condado é Ham na medida em que se baseia nos povos ingleses do passado, quando a Inglaterra ainda era uma coleção de tribos dispersas e semi-romanizadas. Assim como há um dragão e uma transcrição de Bilbo, há também um engenhoso confronto entre os dois, aqui com um episódio mais curto,

Tolkien esreveu em Mestre Giles d’Aldeia sobre bravura, frivolidade e ganância (e também sobre outros temas favoritos, como religião, pacifismo e ambientalismo). Desenvolveu tipos tagarelas, sonhadores e sobreviventes, construiu um mundo sobreposto e paralelo ao da Terra Média em apenas noventa páginas. Que lição para quem precisa muito mais e tem ainda menos!

Mestre Giles d'Aldeia

Mestre Giles d'Aldeia
9 10 0 1
Nota: Fantástico 9/10 Estrelas
Nota: Fantástico 9/10 Estrelas
9/10
Total Score iFantástico