Mieruko-chan, “você pode me ver?”

Fantasmas e espíritos povoam o mundo e Miko, a protagonista, infelizmente consegue vê-los.


Mieruko-chan é um mangá escrito e ilustrado por Tomoki Izumi, apresentando seu primeiro trabalho serializado. O primeiro capítulo do mangá foi originalmente lançado online em 2018 e fez muito sucesso, o que despertou o interesse de uma grande editora para uma serialização. A obra foi então adaptada para uma série de anime pelo estúdio Passione, no quarto trimestre de 2021, o que a tornou bastante famosa entre os fãs. Provavelmente aproveitando o interesse geral que surgiu após a exibição do anime, a Planet Mangá touxe ano passado.

Querendo traduzir melhor o título, Mieruko-chan significa “a garota que podia vê-los”. A narrativa da obra já fica claro desde o título, pelo menos para um usuário japonês. A escrita na capa, no entanto, que diz “Não estou vendo isso de jeito nenhum. Entrou um cisco no meu olho. Com certeza, não é nada de mais. Não estou vendo” mostram para nós, leitores, um conteúdo que vai atraindo a atenção e convidando a folhear as primeiras páginas.

A trama gira em torno de Miko Yotsuya, a protagonista que de repente começa a ver espíritos. Na tentativa de manter sua vida cotidiana normal, porém, ela os ignora e não reage às suas perguntas e ações, embora muitas vezes perturbadoras, agindo com indiferença em sua presença, embora esse esforço impacte fortemente sua saúde mental e física. Ela também faz todo o possível para evitar que Hana Yurikawa, sua melhor amiga, privada de seu dom, seja assediada por espíritos.

O pivô central do mangá é, portanto, Miko e a maneira como ela se relaciona consigo mesma e com o mundo exterior. Sua reação aos espíritos é diametralmente oposta ao que qualquer outra pessoa provavelmente teria: em vez de se assustar e gritar, decide continuar a se manter calma, fria e distante, na esperança de não ser notada e afastá-los. Por dentro, o medo e o terror ainda dominam, mas externamente mantém um alto nível de autocontrole. Por seu lado, as criaturas estão constantemente à procura de alguém que as consiga ver: assim que Miko consegue convencê-las de que são incapazes, costumam afastar-se à procura de um novo humano a quem se mostrar.

Não sabemos muito sobre o passado de Miko, pelo menos neste volume inicial, mas sua melhor amiga Hana tem um caráter diametralmente oposto ao dela. Ela é alegre, ensolarada, simpática, brincalhona e até um pouco descuidada. A característica fundamental de Hana é que ela é muito gulosa: sempre come muito, calorias que vão parar nos seios, segundo ela. Ele é incapaz de ver as criaturas, mas parece atraí-las de alguma forma. Portanto, é trabalho de Miko impedir que sua amiga entre em contato com as criaturas, embora não seja nada fácil.

Do ponto de vista artístico, há várias coisas importantes a apontar. O traço de Tomoki Izumi é muito preciso, limpo e relativamente detalhado ao desenhar personagens e ambientes humanos. As personagens, porém, são bem desenvolvidas, ainda que principalmente na primeira parte do volume, como nas interações com Hana, onde exagera-se com o fan service, dando frequentes cenas levemente eróticas (ecchi ) que criar um enorme contraste com o componente de terror. Quando em vez disso desenha as criaturas espirituais, o traço se torna muito mais sombrio e detalhado: alguns espíritos são realmente assustadores, e as expressões de Miko conseguem fazer o leitor sentir seu medo e desconforto quando está na presença deles.

Quanto à edição, a qualidade do papel e da encadernação é excelente, o volume pode ser lido com prazer sem correr o risco de danificá-lo. Até a sobrecapa é muito agradável ao toque e aconselho os leitores a removê-la pelo menos uma vez para observar um ponto de vista diferente das cenas representadas.

Mieruko-chan é uma série recomendada para os amantes do terror, já que as criaturas são assustadoras, e é muito difícil não sentir pena do que Miko tem que enfrentar no dia a dia. Mas a peculiaridade da obra é introduzir a componente de terror no quotidiano, por vezes de forma cômica: Miko vê-se sempre a enfrentar os seus medos, tanto quando está em casa a tomar banho como quando sai com Hana. Ele será capaz de entender por que vê essas criaturas? E encontrará uma solução para evitar vê-los ou pelo menos mantê-los afastados?