Não é possível pensar na história do balé no Brasil sem enaltecer esse nome: Tatiana Leskova. E o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está homenageando a grande dama da dança que, no dia 6 de dezembro, completa um século de vida!
No meio profissional, ela é conhecida como Dona Tânia, já que na Rússia Tânia é um diminutivo carinhoso para quem tem o nome de Tatiana. Muito exigente, a lendária bailarina e coreógrafa foi uma profissional e tanto na carreira de inúmeros profissionais como Aldo Lotufo, Berta Rosanova, Nora Esteves, entre muitos outros. Leskova chegou ao Brasil em 1944, mas foi a partir de 1950 que iniciou os trabalhos no Theatro Municipal.
“Dona Tânia é uma referência para a arte mundial e conhecê-la é uma grande honra. Essa homenagem feita pelo Theatro enaltece não só a pessoa Tatiana, mas todo seu trabalho em prol da instituição e do ballet. A ela todas as homenagens e aplausos” – celebra a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.
Para celebrar este momento histórico, no dia 8 de dezembro acontecerá uma homenagem pelos 100 anos de seu aniversário, com direito a uma surpresa dos solistas do Corpo de Baile do TMRJ e da direção do balé da casa, no tradicional Salão Assyrio.
“Uma honra estar à frente do Ballet do Theatro Municipal nesse momento e poder contribuir com esta homenagem, mais do que merecida, a nossa grande mestra Dona Tânia. Sua importância no mundo da dança é tamanha, que transcende a pessoa física, se tornando institucional. Um século de vida na qual dedicou a maior parte em prol da arte! O alimento da alma.” – destaca Hélio Bejani, Regente Interino do Ballet do Theatro Municipal e Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
Tatiana coreografou grandes produções, como a ópera Izaht (1952) e o balé Descobrimento do Brasil (1960, juntamente com Eugenia Feodorova e depois em 1961, 1970, 1971, 1974 e 1987), de Villa-Lobos; o balé O Espantalho(1954), de Francisco Mignone; a ópera O Galo de Ouro, versão de M. Fokine, em 1963; a primeira apresentação completa de Giselle, em 1951, com a própria Tatiana protagonizando o espetáculo, e suas diversas remontagens no Municipal. Os mais recentes trabalhos no TMRJ foram: Sagração da Primavera (2013) e Les Sylphides/Raymonda/Sagração da Primavera (2015).