Cineastas do Brasil participam do IV MAEF

Henrique Lahude, Marcelo Pedott, Daniela Menegotto, Davi de Oliveira Pinheiro, Mariana Schuster, Boca Migotto e Gabriela Poester - crédito Isidoro B. Guggiana

A partir desta segunda-feira, 18 de novembro, começa em Puerto Iguazú, cidade da província de Misiones, Argentina. a quarta edição do Mercado Audiovisual Entre Fronteras (MAEF). O evento reúne produtores e representantes da indústria audiovisual de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Lá, profissionais e empresas do setor buscam captar o interesse em seus projetos através de coproduções e apoio financeiro. O evento se estende até quarta (20) e acontece no Hotel Village Cataratas.

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) é uma das organizadoras do MAEF, junto com o Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAVIM), o Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo (INAP), e reuniu por meio de edital realizado este ano uma comitiva de realizadores para o evento. 

O grupo é formado por Marcelo Pedott, que representa Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Daniela Menegotto (Sulflix) e Davi de Oliveira Pinheiro (Ausgang), representantes na categoria players de mercado, e os proponentes de projetos cinematográficos em competição: Eliton João de Oliveira (“Irmãs de Sangue”), Gabriela Poester e Henrique Lahude (“Caça”), Boca Migotto (“A Última Praia do Brasil”), Juliano de Paula Santos (“Máfia do Crochê”) e Mariana Schuster (“Paradeiro”).

“Estamos muito felizes em poder celebrar o quarto ano do MAEF, consolidando uma parceria potente pro mercado audiovisual sul-americano. Estar na tríplice fronteira, sendo recebidos pelos hermanos e vizinhos evidencia o quanto temos em comum e o quanto de oportunidades de conexão como estas tem a agregar às diferentes realidades que compartilhamos tão de perto”, aponta Sofia Ferreira. “Que seja um rico momento para expandir os negócios da região missioneira, e ampliar horizontes de mercado dos produtores participantes! Nossas histórias contadas e compartilhadas são o grande vetor que nos une!”, complementa.

O ato de abertura aconteceu, com a apresentação de Pedott, Sergio Acosta, presidente do IAAviM, e Juan Ferreira, coordenador do IV Mercado. A atração tem apoio do Consejo Federal de Inversiones (CFI) e a participação da Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay (ACAU) pelo segundo ano consecutivo. Participam do Mercado, players de importantes empresas da indústria audiovisual da região, que vão se reunir em diferentes mesas de negócios (reuniões One to One) com representantes dos produtores dos 18 projetos regionais, que buscam apoio ou negócios.

Os projetos de Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina que são parte desta edição refletem uma rica diversidade de propostas e enfoques cinematográficos. Além das seções exclusivas para os participantes dos projetos selecionados, haverá oportunidades de formação e networking abertas ao setor audiovisual de Misiones e ao público interessado. Neste âmbito, serão apresentadas as seguintes palestras:

No Hotel Village Cataratas, segunda-feira, 18 de novembro, às 16h, “Estratégias de festivais e vendas internacionais”, ministrada pela Punctum Sales. Na terça-feira, às 17h, no Viejo Hotel Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, acontecerá a palestra e apresentação da Misiones Film Commission. 

Na quarta-feira, dia 20, às 9h, novamente no Village Cataratas, acontecerá a palestra “Desafios da produção na região de Entre Fronteras”; às 11h, é a vez da apresentação “Incentivos & Produção – Cash Rebate”; Às 15h haverá palestra sobre “Festivais, circuitos e distribuição”, e encerrando a proposta de palestras abertas, às 16h serão abordados os temas: “Animação, VR e IA”.

Ainda no dia de encerramento, às 18h, o diretor executivo do INAP, Christian Gayoso, em conjunto com o responsável do IAAviM, Sergio Acosta, farão um balanço dos resultados da primeira convocatória conjunta e anunciarão a nova linha de coprodução no âmbito do Concurso Audiovisual Entre Fronteras IAAviM-INAP.

Sair da versão mobile