Bem, o que eu havia reportado aqui se confirmou. Paul Newman, um dos melhores atores da história do cinema se foi esta madrugada devido a um câncer de pulmão. Ele tinha 83 anos de idade.
Sua carreira, de mais de cinqüenta filmes, pode ser resumida como fantástica. A confiança que ele passava em seus papéis fez dele um modelo para qualquer ator. Além disso, por ser um cara bem apessoado, e com olhos azuis, seus filmes atraiam o público feminino que além de poder ver sua beleza, podia ver como era uma interpretação de verdade. Ele foi o melhor ator de sua geração e com certeza, um dos melhores de todos os tempos.
Além de sua carreira como ator, a sua empresa Newman’s Own, que fazia desde molhos de salada a pipoca de microondas, empregando milhares de pessoas, doa todo seu lucro para instituições de caridade. Todos os molhos feitos pela Newman’s Own foram criados pelo próprio Paul Newman, daí o nome da empresa.
Uma das cenas mais famosas a qual ele protagonizou é do filme “Butch Cassady and Sundance Kid” em que ele sai de bicicleta junto de Katharine Ross ao som de “Rain Drops Keep Falling on my Head”.
Clássica demais essa cena. Com certeza os filmes antigos tinham em si uma inocência que pouco se vê hoje em dia, e Newman representava isso muito bem.
O seu último papel em pessoa foi em “Estrada Para Perdição” com Tom Hanks e nele, há duas cenas que eu simplesmente acho fantásticas. A primeira, não tem sequer uma fala entre os dois protagonistas e está linkada AQUI (não achei uma versão que eu pudesse postar aqui) e mostra Hanks e Newman tocando piano, um ao lado do outro. O olhar que Newman dá a Hanks no final da música vale a cena toda, é aquele olhar de um pai orgulhoso para com seu filho.
A segunda, que está abaixo, mostra novamente Newman e Hanks frente a frente. É uma aula de interpretação, mesmo ele estando já idoso.
Eu fico triste em saber que daquela geração fantástica das décadas de 50 a 70 quase todos já faleceram, restando uns pouco bons que ainda fazem alguns filmes.
Tristemente eu finalizo este artigo, sentindo muita dor pela perda de mais este grande ator.
J.R. Dib
Um imortal!