Movie Tunes: Moulin Rouge

Movie Tunes: Moulin Rouge – Ambrosia

Peço desculpas aos leitores da minha coluna (é… vocês dois!), mas semana passada eu tava sem saco pra escrever. De qualquer forma, nada melhor que voltar com tudo hoje, sábado, 9 da matina, com uma das trilhas sonoras mais legais do cinema: Moulin Rouge (2001).

Baz Luhrmann dirigiu e escreveu (ao lado de Craig Pierce) essa história baseada na ópera “La Traviata” de Giuseppe Verdi e que conta a história de um jovem poeta inglês chamado Christian (Ewan McGregor) morando em Paris, e que, ao ir em um cabaré, se apaixona por uma cortesã que havia sido prometida a um Duque. Daí em frente é uma luta pela amor de Satine (Nicole Kidman), que secretamente, luta contra a tuberculose e eventualmente morre dela (como vemos logo no começo).

A trilha é uma mistureba de músicas previamente existentes, re-inventadas e reproduzidas pelos atores do filme. Ainda há algumas músicas originais, mas essas são raras, sendo as regravações as mais legais de se ouvir, especialmente quando chegamos a Elephant Love Medley em que existe uma gama de 13músicas misturadas em sua letra.

Mas inicialmente, a música que começou a promoção do filme: Lady Marmalade por Christina Aguilera, Pink, Mya, and Lil Kim.

Essa música, que tem a sua devida conotação sexual na frase “Voulez-vous coucher avec moi (ce soir)?” que é uma versão Creole (a língua dos descendentes de negros e franceses que moram em Nova Orleans) do francês e que significa “Você quer dormir comigo essa noite?”, foi gravada originalmente em 1974 pelo trio Labelle da fantástica Patti LaBelle, uma das maiores cantoras da era disco.

Em seguida, um dos maiores clássicos das músicas românticas vira diálogo e depois é cantada, na versão do filme, por Ewan McGregor, de Elton John, “Your Song”.

Eu acho hilário a Nicole Kidman se jogando no chão e gritando “YES!” enquanto o McGregor entoa a poesia da música. Para os que conhecem um pouco da história da música pop contemporânea, sabem que grande partes dos maiores sucessos de Elton John somente vieram a existir graças a sua parceria com Bernie Taupin, compositor e namorado do cantor. A grande maioria das músicas de amor que ele cantava, tinha sempre foco no relacionamento dos dois.

Obviamente que é uma música romântica, que mostra o início do relacionamento de Christian e Satine. Não se consegue ouvir essa música sem pensar naquela pessoa que amamos, especialmente quando ouvimos o refrão: “I hope you don’t mind that I put down in words, how wonderfull life is, while you’re in the world”.

Mesmo assim, Satine tem que exercer sua vida como cortesã, e para que o Moulin Rouge sobreviva, ela tem de servir ao Duque. Sua conversa com Christian sobre isso cria a Elephant Love Medley, aquela música que tem 13 músicas dentro da sua letra.


Reconheceram todas? Vai abaixo a lista de todas as músicas que compõem essa medley.
* “Love Is Like Oxygen” – Sweet
* “Love is a Many-Splendored Thing” – The Four Aces
* “Up Where We Belong” – Joe Cocker e Jennifer Warnes
* “All You Need Is Love” – The Beatles
* “Lover’s Game” – Chris Isaak
* “I Was Made For Lovin’ You” – Kiss
* “One More Night” – Phil Collins
* “Pride (In The Name Of Love)” – U2
* “Don’t Leave Me This Way” – Harold Melvin & the Blue Notes
* “Silly Love Songs” – Paul McCartney and Wings
* “Heroes” – David Bowie
* “I Will Always Love You” – Dolly Parton (com a versão mais famosa sendo de Whitney Houston)
* “Your Song” – Elton John

Essa imaginação por parte dos compositores Blam, Josh G. Abrahams, Craig Armstrong e Marius De Vries faz dessa música uma das mais legais do filme, só perdendo para as próximas duas.

El Tango de Roxanne, cantada pelo Argentino é muito legal. A música original é do “The Police”.

A música fala da paixão de um homem por uma prostituta e Christian, em sua participação pede que pelo menos ela não o engane, porque mesmo assim ele a ama. É triste o amor nas casas de tolerância.

Por fim, o Gran Finale. Satine resolve chutar tudo para o ar e declara seu amor por Christian a plenos pulmões, quer dizer, isso até ela morrer de tuberculose. A música se chama “Come What May” e é o tema principal de amor entre os dois, repetido constantemente durante o filme.

É um final apropriado para essa opereta que Luhrmann criou. A lista de músicas usadas no filme em suas diversas outras músicas variam de “Like a Virgin” da Madonna à “Rhythm of the Night” cantada por DeBarge, passando por Queen, Nirvana, T. Rex e Fatboy Slim.

Semana que vem eu volto, no dia certo, com mais uma coluna do Movie Tunes. Fico no aguardo para mais pedidos da filmes aqui na coluna.

J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
The Outbreak: filme interativo de zumbis

The Outbreak: filme interativo de zumbis

Deixa eu ver se entendi, vou ter que sobreviver a uma insurreição zumbi com uma

Prox
Adeus Paul Newman

Adeus Paul Newman

Bem, o que eu havia reportado aqui se confirmou

Sugestões para você: