AcervoFilmesNotícias

CCBB Rio realiza mostra sobre a era disco

Compartilhe
Compartilhe

A reprise de ‘Dancing Days’ no canal Viva reacendeu a nostalgia daqueles dias da disco. Mas nem só de Staying Alive e I Will Survive foi feita a segunda metade da década de setenta. O pano de fundo dos sacolejos nas pistas era bastante intenso. O primeiro mundo sofria uma aguda crise econômica desencadeada pela crise do petróleo de 1973, o movimento punk eclodia no Reino Unido e os E.U.A viviam a ressaca do Vietnã, do escândalo político Watergate e começavam a ter dúvidas em relação ao seu way of life. O Irã passava por uma revolução Islâmica, que derrubara o governo do Xá financiado pela Casa Branca e a União Soviética se preparava para ter seu Vietnã, o Afeganistão. O cenário de esperança projetado pelos hippies dos na década anterior não se concretizou. Instalou-se um certo pessimismo. O desbunde politizado da década de sessenta se transformou em hedonismo, as drogas expansoras de mente deram lugar à cocaína e o amor livre passou a ser praticado sob a forma de orgias.
Para fazer um panorama desse período conturbado, o CCBB RJ traz a mostra de documentários e filmes entitulada A Era Disco no Cinema, que vai até dia 5 de maio.
Cinderella, com Cheryl "Rainbeaux" Smith: versão safadinha do conto infantil Cinderella, com Cheryl “Rainbeaux” Smith: versão safadinha do conto infantil
Não se trata tão somente de exibir filmes produzidos na época ou diretamente ligados à disco. Há produções mais recentes retratando o período, ou mesmo produzidas na própria época que não versavam sobre discotecas, mas que traduziam bem aquele momento. Todos sabem que o epicentro do universo era o Studio 54. Não à toa, haverá 3 filmes relacionados com o lendário clube: o documentário Studio 54, o filme ‘Studio 54′, de 1998, estrelado por Salma Hayek, a queridinha daqueles anos 90 Neve Campbell e Mike Myers no papel de Steve Rubell, e o documentário sobre Steve, também de 1998.
Philip Seymour Hoffman, Mark Wahlberg e John C. Reilly em "Boogie Nights" Philip Seymour Hoffman, Mark Wahlberg e John C. Reilly em “Boogie Nights”
O ótimo ‘Boogie Nights: Prazer Sem Limites’, de 1997, estreia de Paul Thomas Anderson no cinema também está presente na programação. O filme narra a saga de ascensão e queda de um ator pornô (supostamente inspirado em John Holmes) vivido por Mark Wahlberg descoberto por um diretor de filmes eróticos que acredita que o gênero deve ser considerado arte. O papel foi interpretado magistralmente por Burt Reynolds. Por falar em pornô, também será exibido o trash/cult Cinderella, de 1977, versão sexploitation/topsy turvy do conto da Gata Borralheira. Nessa versão, a fada madrinha é um negro gay, o baile é uma suruba e o sapatinho de cristal… Bom, quem tiver curiosidade de ir ver vai saber, mas dá para adiantar que também tem a ver com encaixe. Certamente esse filme influenciou o nosso “Histórias que Nossas Babás Não Contavam”, sátira pornochanchada da Branca de Neve. Outra pérola trash que faz parte da mostra é Nocturna: A Neta de Drácula, estrelada pela vietnamita Nai Bonet. História absurda, atuações canhestras, como um bom filme b deve ter, e ainda embalado pela música disco.
Nai Bonet em "Nocturna: A Neta de Drácula"

Nai Bonet em “Nocturna: A Neta de Drácula”
Claro que na mostra não podia faltar ‘Os Embalos de Sábado à Noite’, inclusive o terno de Tony Manero está exposto no espaço. A desnecessária continuação ‘Os Embalos de Sábado Continuam’ também será exibida. Confira a programação aqui.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
EsportesNotíciasSéries

Senna assume o primeiro lugar na Netflix entre séries ‘estrangeiras’

Netflix anunciou que a série “Senna” alcançou o primeiro lugar no Top...

GamesNotícias

PUBG Mobile Lança Crossover Épico com Senhor dos Anéis: Guerra dos Rohirrim

Em uma fusão inédita, PUBG Mobile e o universo de J.R.R. Tolkien...

LiteraturaNotíciasTecnologia

TikTok distribuirá 100 mil livros gratuitamente em São Paulo; saiba como ganhar

Em uma iniciativa inédita, o TikTok anunciou que distribuirá gratuitamente 100 mil...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

MúsicaNotíciasShows

The Eras Tour de Taylor Swift bate recordes com receita de US$ 2 bilhões

Taylor Swift fez história mais uma vez! Sua turnê ‘The Eras Tour’...

FilmesTrailersVideos

Star Trek: Seção 31, com Michelle Yeoh, ganha trailer na CCXP24; veja

“Star Trek: Seção 31”, longa que trará Michelle Yeoh de volta para a franquia, ganhou...