O fundador da Casa dos Quadrinhos, Cristiano Seixas, reservou em sua agenda de compromissos nos Estados Unidos um momento para encontrar, em Los Angeles, Robert Sptiz, figura central que viabilizou, por meio de apoio, seu primeiro projeto de animação em stop motion, “Wild Jack”.
O curta-metragem gira em torno de Jack, uma pessoa impulsiva e de descendência indígena, que tenta se encontrar na cidade grande. “Jack sai da sua zona de conforto e se vê fora do seu lugar, em uma megalópole, distante de sua cultura, família e suas raízes”, descreve Cristiano Seixas, que também é diretor de arte, quadrinista e roteirista.
A estética da produção homenageia os filmes de ficção científica dos anos 1980, com uma pegada de humor e aventura para dar um tom mais leve e positivo à narrativa. A decisão de fazer em stop motion é motivo de entusiasmo para Seixas e toda a equipe: “É uma técnica de alto grau de complexidade, que utiliza impressão 3D, cenário e outros recursos. É desafiador! Como o trabalho consiste em tirar várias fotografias de um mesmo objeto ou personagem para criar o movimento, um segundo de filme exige em torno de 24 fotos e toda a pós-produção, geralmente reservada apenas para grandes produções”, descreve.
O curta já envolve o trabalho de mais de 20 profissionais de diferentes partes do mundo, incluindo, claro, do Brasil, com Cristiano Seixas e Eddie Vieira, além da Itália e dos Estados Unidos. O time dedica de três a quatro horas por dia para a produção, que teve a pré-produção ao longo de 2021. A previsão é lançá-lo em 2023 no circuito de festivais e mostras que acontecem fora do Brasil.
Ficha técnica:
- Cristiano Seixas – Direção e co-produção
- Robert Spitz – Co-produção
- Shawni Pirtle – Coordenação de Produção
- Rafael Michelli – Produção Executiva
- Eddie Vieira – Produção 3D e Design de Produção
- Erick Ricco – Direção de Fotografia
- Fernando Marinho – Design de Produção e Cenografia
- Giuliana Danza – Animação Stop Motion
- Geraldo Araújo – Storyboards
- Pedro Chelles – Concept Art
- Evandro Soares – Animatics
- Thiago Picado – Clean-up de Animação
- Antônio Oliveira – Esqueletos Stop Motion
- Rafael Carneiro – Assistente de Cenografia
- Ed Gustavo – Marcenaria
- Luiz Negrão – Cenário 3D
- João Caad – Cenário 3D
- Lucas Fróes – Estágio pré-produção
- João Zanon – Estágio pré-produção
- Carol Marteleto – Estágio pré-produção
- Igor Clementino – Imagens/edição Making Of
- Fabiano Fonseca – Trilha sonora e mixagem
Apoio:
Casa dos Quadrinhos
Estúdio Japão
3D Lab
Comente!