[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ItpkciL4oeU[/youtube]
Sinopse
A conturbada trajetória do artista plástico performático Petrucio Felker é traçada através de diversos depoimentos.
O que temos a dizer
O ilustríssimo Allan Sieber (por acaso, um dos autores do Ambrosia) é um crítico ferrenho. De tudo. Seu (mau) humor e sarcasmo já são bastante famosos nas histórias em quadrinhos, mas Sieber é também conhecido como o homem por trás da Toscographics, uma estúdio de animações que leva às telas a sua particular visão do mundo.
Onde Andará Petrucio Felker narra, em forma de documentário, a busca pelo artísta performático homônimo, sumido dos holofotes há alguns anos, depois de se perceber totalmente incompreendido. Entre lembranças, afeto, afetação e retaliações, a trajetória de Petrucio funciona como um resumo bastante eloquente e engraçado do que é uma boa parte do mundo das artes no Brasil, tirando sarro não só dos artistas moderninhos, mas também de empresários, “apreciadores” e da mídia. Se há uma coisa que Sieber não suporta, é gente que segue modinha descerebrada para parecer cool.
E não é por acaso que escolhemos Onde Andará Petrucio Felker para nossa coluna da semana, já que começa amanhã, no Rio de Janeiro, um festival de arte performática no Museu de Arte Moderna, o que só torna os supostos exageros do curta ainda mais realistas e aterradores.
[xrr rating=3.5/5]
Título: Onde Andará Petrucio Felker
Duração: 11:30m
Realizador: Allan Sieber
Produtora: Toscographics
Ano: 2001
Comente!