Dez filmes essenciais com Harrison Ford

Harrison Ford, um dos atores mais icônicos de Hollywood completa 80 anos. Foram diversos papeis icônicos ao longo de sua carreira, sendo que os lembrados, claro, são os de Star Wars, Indiana Jones e Blade Runner. E vamos relembrar aqui seus filmes mais importantes.

Loucuras de Verão (1974)

Ao contrário do que se pensa, essa não foi a estreia de Ford no cinema. Seu primeiro filme foi, mas American Graffiti é sua primeira participação em um longa de sucesso e também inaugura sua profícua parceria com George Lucas

Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)

No papel do anti-herói, o contrabandista Han Solo, Ford chegou ao estrelato, mostrando de forma ainda mais clara do que no filme anterior a força de seu carisma nas telas. No primeiro filme da saga espacial de George Lucas ele deixou claro sua aura de astro

Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980)

No segundo filme da trilogia clássica, Han Solo ganha ainda mais protagonismo (sua imagem no cartaz é visivelmente mais ampla) e seu personagem tem um desenvolvimento mais aprofundado. Foi a deixa para Ford brilhar e dar uma bela ideia do que viria no ano seguinte, em que pela primeira vez interpretaria um papel-título.

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones é facilmente um dos maiores heróis do cinema, e fica a dúvida se ficaria eternizado caso não fosse interpretado por Harrison Ford. A princípio o arqueólogo seria vivido por Tom Selleck, que declinou do convite por conta da série Magnum, que estrelava na época. E Ford se mostrou a melhor escolha, apesar de George Lucas ter ficado receoso em colocá-lo no papel por ele já estar em Star Wars. E lembrando que Ford voltou ao papel para o quinto filme da franquia, que será lançado no ano que vem.

Blade Runner (1982)

Sem dúvidas um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, traz uma interpretação densa de Harrison Ford como o caçador de androides do título, o detetive Dick Deckard. A adaptação do livro de Phillip K. Dick (na verdade parte dele) se tornou um ícone, principalmente pelo visual cyberpunk, mas a composição de Ford, assim como sua química com Sean Young foram as peças realmente fundamentais para o funcionamento da máquina.

A Testemunha (1985)

Pode ser considerado o primeiro filme “sério” da carreira de Harrison Ford a ter sucesso comercial. Dirigido por Peter Weir, conta a história de um menino presencia o assassinato de um policial e reconhece outro policial como o assassino. Cabe ao detetive John Book (Ford) protegê-lo. Por esse longa, Ford concorreu pela primeira vez à estatueta de Melhor Ator.

Busca Frenética (1988)

Nesse thriller dirigido por Roman Polanski, Harrison Ford é o cirurgião Dr. Richard Walker que se vê em meio a uma trama perigosa envolvendo terrorismo internacional. Aqui o ator entrega uma performance sem grande brilhantismo, mas funcional para a trama. A bilheteria decepcionou na época, No entanto é mais uma demonstração do magnetismo do astro.

Uma Secretária de Futuro (1988)

No longa de Mike Nichols, Tess McGill (Melanie Griffith) é uma garota da classe trabalhadora que trabalha como secretária de corretora no departamento de fusões e aquisições de Wall Street, aspirando a alcançar uma posição executiva. Ford é Jack Trainer, um grande empresário que a apoia quando ela ocupa o lugar de sua chefe, Katharine, vivida por Sigourney Weaver, e se faz passar por uma executiva. Os dois acabam se apaixonando, com o detalhe que ele é namorado de Katherine. Embora fique ofuscado pela força das personagens femininas, Ford executa bem seu papel nesse filme que concorreu ao Oscar de Melhor Filme.

Jogos Patrióticos (1992)

Ford encarna pela primeira vez o agente da CIA Jack Ryan, personagem criado pelo autor Tom Clancy, que viveria novamente em “Perigo Real Imediato”. Parece ter sido feito sob medida para o ator.

O Fugitivo (1993)

Adaptação da série de TV homônima dos anos 60, foi um grande sucesso de bilheteria no seu ano de lançamento, e um dos filmes mais lembrados dos anos 90. Ford brilha em cada fotograma como o Doutor Richard Kimble que é acusado injustamente pelo assassinato da própria esposa.

Leia também:

Saiba algumas curiosidades sobre Harrison Ford

Sair da versão mobile