Documentário de Oliver Stone sobre Lula estreia no Festival do Rio 2024

“Lula”, documentário sobre o presidente do Brasil, dirigido por Robert S. Wilson e pelo aclamado cineasta Oliver Stone, terá sua estreia nacional dentro do 26º Festival do Rio, sendo um dos destaques internacionais do evento que acontece entre os dias 3 e 13 de outubro.

Exibido no último Festival de Cannes, o documentário cobre sua infância humilde no sertão pernambucano, passando por sua ascensão no movimento sindical até se tornar Presidente do maior país da América Latina. A produção teve acesso privilegiado a Lula e sua equipe. Ao longo de 90 minutos, são abordados episódios marcantes da história política recente do Brasil, como os impactos e motivações da Operação Lava Jato, sua desconstrução com a Vaza Jato e a volta por cima do biografado nas eleições de 2022 — tempo em que ocorrem as entrevistas com Stone, responsável por longas como “Platoon” (1986) e “JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar” (1991).

Além do foco na figura política, o documentário também traz entrevistas e momentos íntimos com Lula, suas reflexões sobre o papel do Brasil no cenário global e sua visão para o futuro do país. Stone declarou em uma coletiva para a imprensa: “Lula é um símbolo de esperança para os que lutam por justiça social. Sua história é também a história de um Brasil dividido e em busca de uma nova identidade.”

“Lula” chega ao Festival do Rio 2024 na mostra Panorama Mundial.

Sair da versão mobile