Festival de Cannes começa sob aura politizada

[Este artigo foi escrito pelo colaborador Daniel Ribas] O Festival de Cannes começa nesta quarta–feira sua 61ª edição. Entre os dias 14 e 25 de maio, 19 filmes concorrerão à Palma de Ouro, incluindo o novo de Walter Salles e Daniela Thomas, Linha de Passe. Entre os concorrentes de Salles, estão os novos filmes de…


[Este artigo foi escrito pelo colaborador Daniel Ribas]

O Festival de Cannes começa nesta quarta–feira sua 61ª edição. Entre os dias 14 e 25 de maio, 19 filmes concorrerão à Palma de Ouro, incluindo o novo de Walter Salles e Daniela Thomas, Linha de Passe. Entre os concorrentes de Salles, estão os novos filmes de Clint Eastwood (The Changeling), Steven Soderbergh (Che), Wim Wenders (The Palermo Shooting) e Atom Egoyan (Adoration). Outro competidor de peso é a estréia na direção do roteirista de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Charlie Kaufman (Synecdoche, New York).

Além da exibição de filmes, Cannes surge com uma carga politizada. Além de estender uma foto da prisioneira política das FARC, Ingrid Betancourt, na fachada do Palácio do Festival, a edição de 1968 será relembrada. Neste ano, os cineastas Jean–Luc Godard e François Truffaut interromperam o Festival para denunciar a repressão policial a estudantes e operários em Paris. Em seguida, os jurados Roman Polanski, Louis Malle, Monica Vitti e Terence Young desertaram em solidariedade aos protestantes. Foi a única vez em que o evento foi cancelado e não houve premiação.

Além de Linha de Passe, o Brasil também será representado pela adaptação de Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, que abrirá o Festival e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, que participa na categoria Un certain regard (Um certo olhar).

O ator Sean Penn, outro militante de causas nobres, que recentemente dirigiu Na Natureza Selvagem, preside. O resto do júri é composto pelo diretor Alfonso Cuarón, a atriz Natalie Portman, o ator, diretor e roteirista Sergio Castellitto, o cineasta Bouchareb, a atriz Alexandra Maria Lara e o diretor Apichatpong Weerasethakul.

O convidado da Masterclass, seminário em que cineastas contam suas experiências para o público, é Quentin Tarantino, que concorreu ano passado com À prova de morte. No ano passado, o palestrante foi Martin Scorsese. Antes, nomes como o americano Sydney Pollack (A Intérprete), o inglês Stephen Frears (Alta Fidelidade) e o italiano Nanni Moretti (O Quarto do Filho) conversaram com a platéia.

Fora da competição, o destaque vai para Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que faz sua estréia mundial em Cannes, no dia 18 de maio. Os outros são o novo de Woody Allen, Vicky Cristina Barcelona, a animação Kung Fu Panda e The Good, the Bad, the Weird, por Jee – Woon Kim.

Na sessão de meia–noite, o documentário de Emir Kusturica sobre o jogador argentino, Maradona, o segundo filme de Jennifer Lynch (filha de David), Surveillance e The Chaser por Na Hong–Jin.

Wong Kar Wai, cujo filme Um Beijo Roubado, ainda está em cartaz no Rio, exibirá seu novo trabalho, Ashes of Time Redux, na Sessões Especiais. Lá também poderá ser visto a nova obra de Abel Ferrara (Vício Frenético), Chelsea Hotel.

A comédia What just happened?, estrelada por Robert De Niro, fecha a programação. O filme será exibido após uma passagem morna no Festival de Sundance, de onde saiu sem um distribuidor.

Abaixo, a lista completa dos filmes.

EM COMPETIÇÃO

Üç Maymun – Nuri Bilge Ceylan
Le Silence de Lorna – Jean-Pierre e Luc Dardenne
Un Conte de Noël – Arnaud Desplechin
The Changeling – Clint Eastwood
Adoration – Atom Egoyan
Waltz with Bashir – Ari Folman
La Frontière de l’Aube – Philippe Garrel
Gomorra – Matteo Garrone
24 City – Jia Zhangke
Synecdoche, New York – Charlie Kaufman
My Magic – Eric Khoo
La Mujer sin Cabeza – Lucrecia Martel
Serbis – Brillante Mendoza
Delta – Kornel Mundruczo
Linha de Passe – Walter Salles e Daniela Thomas
Che – Steven Soderbergh
Il Divo – Paolo Sorrentino
Leonera – Pablo Trapero
The Palermo Shooting – Wim Wenders

FORA DE COMPETIÇÃO

Vicky Cristina Barcelona – Woody Allen
The Good, The bad, The weird – Jee-Woon Kim
Kung Fu Panda – Mark Osborne e John Stevenson
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal – Steven Spielberg

SESSÃO DA MEIA – NOITE

Maradona – Emir Kusturica
Surveillance – Jennifer Lynch
The Chaser – Na Hong-Jin

SESSÃO ESPECIAL

Of Time and CityTerence Davies
Chelsea Hotel – Abel Ferrara
Sanguepazzo – Marco Tullio Giordana
C’est dur d’être aimé par des cons – Daniel Leconte
Ashes of time redux – Wong Kar Wai
Roman Polanski: Wanted and Desired – Marina Zenovich

UN CERTAIN REGARD

Tokyo! – Bong Joon Ho, Leos Carax e Michel Gondry
Afterschool – Antonio Campos
Ting Che – Chung Mong-Hong
Soi Cowboy – Thomas Clay
La Vie Moderne – Raymond Depardon
Wolke 9 – Andreas Dresen
Tulpan – Sergey Dvortsevoy
Los Bastardos – Amat Escalante
Je Veux Voir – Joana Hadjithomas e Khalil Joreige
O’Horten – Bent Hamer.
Milh Hadha al-Bahr – Annemarie Jacir.
Tokyo Sonata – Kurosawa Kiyoshi
Yi Ban Haishui, Yi Ban Huoyan – Liu Fendou
A Festa da Menina Morta – Matheus Nachtergaele
De Ofrivilliga – Ruben Östlund
Wendy and Lucy – Kelly Reichardt
Johnny Mad Dog – Jean-Stéphane Sauvaire
Versailles – Pierre Schoeller
Tyson – James Toback

[Este artigo foi escrito pelo colaborador Daniel Ribas]


Deixe um comentário