Indiana Jones – versão real de famosa armadilha do filme é encontrada no Egito

Os filmes da saga Indiana Jones sempre foram associados a situações absurdas e inverossímeis, mas uma icônica  cena de “Os Caçadores da Arca Perdida” tem (provavelmente involuntariamente) embasamento na vida real. Foi na Pirâmide de Bent, um antigo monumento localizado na necrópole real de Dahshur, aproximadamente 40 km ao sul do Cairo, construída sob o…


Os filmes da saga Indiana Jones sempre foram associados a situações absurdas e inverossímeis, mas uma icônica  cena de “Os Caçadores da Arca Perdida” tem (provavelmente involuntariamente) embasamento na vida real.

Foi na Pirâmide de Bent, um antigo monumento localizado na necrópole real de Dahshur, aproximadamente 40 km ao sul do Cairo, construída sob o antigo Faraó Sneferu. Bent é bem menos famosa do que as outras pirâmides egípcias, como Giza, Khafre e Menkaure, e as explorações se iniciaram em 1839.

O pesquisador Anyextee em seu canal no YouTube (via Daily Express). Em um dos setores ele descobriu algo parecido com a armadilha da pedra gigante do primeiro filme do arqueólogo vivido por Harrison Ford. “É uma armadilha de Indiana Jones da vida real aqui – um portão de pedra gigante com a intenção de deslizar para baixo para obstruir o corredor, impedindo o acesso à pirâmide.” descreve.

Na cena que constitui o prólogo da tama, Indy vai em busca se apossa do fictício Ídolo de ouro Chachapoyan dentro de um templo pré-colombiano na América do Sul. Ele sabe da existência da armadilha e tenta substituir o ídolo por um saco de areia. Um pequeno erro de cálculo acaba acionando a pedra e outras armadilhas estabelecidas pelos Chachapoyans. Essa sequência foi inspirada em uma história do Tio Patinhas, ‘As Sete Cidades de Cibola’.

Em julho de 2019, as autoridades reabriram a pirâmide aos turistas pela primeira vez desde 1965, após um extenso trabalho de restauração.

Leia mais sobre Indiana Jones