Durante o evento D23 da Disney, o cineasta James Cameron revelou que o próximo filme da franquia “Avatar”, intitulado “Avatar: Fogo e Cinzas” (Avatar: Fire and Ash), foi fortemente inspirado por tribos indígenas brasileiras. Cameron, que participou da conferência por meio de uma videochamada, explicou que suas visitas ao Brasil e suas interações com povos nativos influenciaram a criação de novas culturas dentro do universo de Pandora.
“Amo o Brasil. Passei um tempo trabalhando com os povos indígenas, também conheci e trabalhei nas cidades apenas aproveitando a vida no Brasil”, disse Cameron. Ele destacou que a experiência no Brasil o ensinou a respeitar “a perspectiva sobre a religião e cultura” da população indígena, o que se refletiu na construção das novas tribos Na’Vi.
O filme apresentará duas novas tribos: um grupo nômade que viaja pelo ar e um grupo chamado “Povo das Cinzas” (Ash People), cuja civilização foi destruída por uma erupção vulcânica. Cameron descreveu o Povo das Cinzas como “muito hostil” e com uma visão distorcida da cultura Na’Vi.
“Avatar 3” promete ser mais complexo que os filmes anteriores, explorando temas de raiva, ódio e conflitos internos. O filme está atualmente em pós-produção e está programado para estrear nos cinemas em 19 de dezembro de 2025.
Comente!