Uma triste notícia: Don LaFontaine, a voz por trás da maioria dos trailers do cinema norte-americano, faleceu na última segunda-feira com 68 anos. LaFontaine estava hospitalizado no hospital Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles e sofria de problemas respiratórios.
O “Mestre da Voz”, “Voz de Deus” ou “Voz do Trovão”, apelidos que surgiram ao longo de sua carreira, gravou nada menos do que 5.000 trailers de filmes e 350.000 comerciais de televisão e para a Internet, além de ter participado também de alguns games. Nascido em 1940, LaFontaine iniciou sua carreira como engenheiro de áudio e apenas em 1964 teve seu talento como narrador revelado acidentalmente, quando gravou uma apresentação para um cliente com sua própria voz. A partir daí sua fama cresceu constantemente através dos anos até se tornar padrão na televisão e nos cinemas.
Antes de morrer, ele possuía um ritmo de gravação de 60 promoções por semana e, em épocas especiais, de 35 por dia. Isso foi algo que o obrigou a criar um estúdio de gravação em sua própria mansão, para não perder tempo se locomovendo. Sua mais célebres palavras são “… in a world” ou “… in a city”, portanto se assistir algum trailer recente que tenha começado desta maneira lembre-se de LaFontaine, uma voz que marcou história.
Abaixo um documentário auto-biográfico do próprio LaFontaine.
Eu sempre quis saber quem era a Voz dos Trailers! Agora “One man…” e “This Summer…” nunca serão os mesmos.