A Mostra de Cinema de Fama anunciou os vencedores de sua 7ª edição em uma cerimônia realizada na noite de domingo, 25 de agosto, na cidade de Fama, Minas Gerais. O evento foi apresentado pelas atrizes Paula Braun e Daniela Rosa.
Na Mostra Fama, o curta “Movimentos Migratórios”, de Rogério Cathalá, foi eleito como Melhor Filme. A Menção Honrosa foi concedida a “Casulo”, de Aline Flores, enquanto “Buraco de Minhoca”, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques, foi destacado com o prêmio de Melhor Direção. O júri foi composto por Tatiana Carvalho Costa, Martin Aliaga e o ator Alexandre Barillar
Na Mostra Mineira, o júri composto por Érika Tobias, Sanantiel Matias e Matheus Rufino selecionou “Nação Comprimido”, de Bruno Tadeu, como o Melhor Filme. “Morro do Cemitério”, de Rodrigo Rezende Meireles, recebeu uma Menção Honrosa, enquanto Caroline Cavalcanti foi premiada com a Melhor Direção por seu trabalho em “Lapso”.
Na Mostra Animação, o júri formado por Monica Trigo, Carissa Vieira e Júlia Katharine anunciou os vencedores das categorias de Melhor Animação Nacional e Internacional. O curta “Café”, de Duda Justos, Lincoln Barella e Guilhermo Bucco, foi eleito o Melhor Animação Nacional, e na categoria de Melhor Animação Internacional, o vencedor foi o iraniano “Being Ten”, de Fatemeh Jafari.
Já o Prêmio Cardume foi concedido ao curta “Foguete”, de Ernani Silveira. Selecionado pela equipe de curadoria da Cardume, uma plataforma de streaming dedicada a curtas-metragens brasileiros, o filme recebeu um prêmio em dinheiro como parte do licenciamento da obra.
A 7ª Mostra de Cinema de Fama, realizada de 22 a 25 de agosto em Fama, Minas Gerais, teve como tema “Ancestralidades e Representatividade no Cinema Brasileiro”. O evento celebrou a diversidade cultural e prestou uma homenagem especial ao ator e diretor Fabrício Boliveira. Ao longo da mostra, foram exibidos 44 filmes nacionais e internacionais, e a programação paralela incluiu debates, rodas de conversa, atividades formativas, a exposição “Um Pano Só”, do fotógrafo Black Dom, e a mostra “50 Anos de Carreira de Anselmo Vasconcellos”, que contou com a presença do renomado ator, que também ministrou uma oficina durante o evento.
Realização
A 7ª Mostra de Cinema de Fama é uma realização do Instituto Gesto, da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura e diversidade brasileiras.
SERVIÇO:
- Evento: 7ª Mostra de Cinema de Fama
- Data: 22 a 25 de agosto de 2024
- Locais: Praça Sagrado Coração de Jesus, Casarão Fiúza / Cine Bar, Casarão Paradiso, Hotel Castelo
- Entrada: Gratuita
PREMIADOS
7ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA
MOSTRA FAMA
MENÇÃO HONROSA
Casulo, de Aline Flores
MELHOR DIREÇÃO
Buraco de minhoca, De Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques
MELHOR FILME
Movimentos migratórios, de Rogério Cathalá
MOSTRA MINEIRA
MENÇÃO HONROSA
Morro do Cemitério, de Rodrigo Rezende Meireles
MELHOR DIREÇÃO
Lapso, de Caroline Cavalcanti
MELHOR FILME
Nação Comprimido, de de Bruno Tadeu
MOSTRA ANIMAÇÃO
MELHOR ANIMAÇÃO INTERNACIONAL
Being Ten, de Fatemeh Jafari.
MELHOR ANIMAÇÃO NACIONAL
Café, de Duda Justos, Lincoln Barella e Guilhermo Bucco.
PRÊMIO CARDUME
Foguete, de Ernani Silveira
Comente!