AcervoCríticasFilmes

Nasce Uma Estrela: o absoluto êxito de primeiras vezes

Compartilhe
Compartilhe

 
Nasce Uma Estrela é daqueles filmes que a gente fica o tempo todo com a sensação de saber por onde estamos trafegando. Ajuda o fato de ser a quarta versão de uma história muito conhecida, além de ser aqueles romances fronteiriços, no limite do açucarado. Mas aí é que está: o que Bradley Cooper, Lady Gaga e o diretor de fotografia, Matthew Libatique mimetizam nesse filme é de uma grandeza técnica e emocional bem surpreendente, sobretudo por ser o primeiro filme dirigido por Cooper e a primeira protagonista de Gaga.
O resultado é muito “de verdade”, com um verniz indie que tanto ambienta os bastidores do showbizz musical – em que a câmera de Libatique (que vem a ser o mesmo fotógrafo da obra-prima Cisne Negro) assume uma personalidade meio documental, inquieta, acampando as perspectivas de backstage – assim como a maneira como Cooper constrói o romance dos protagonistas, num diapasão de sensibilidade muito espontâneo, já que a química entre os dois é absoluta.
A gente acredita na relação, até em suas controvérsias, sendo catapultado por ela. Muito pelas atuações dele (numa maturidade cênica interessante) e dela, que traz muita personalidade de interpretação, quase que num misto de instinto e construção.
https://www.youtube.com/watch?v=bo_efYhYU2A
Assim, quando os conflitos começam a emergir, estamos tão envolvidos com os dois que eles saltam na tela de maneira orgânica. E o roteiro é o grande responsável por humanizar a trama e dar propriedade e originalidade para a história para além de sua previsibilidade prévia. Tanto que os coadjuvantes, mais do que ajudar a contar a história, são primordiais para adensa-la (destaque para as participações de Sam Elliott e Dave Lachapelle). Assim como as canções – quase todas, belas composições de Gaga – que têm a contextualização de um musical, mas que impõe a exata dramaticidade que o filme precisa, ou sintetiza. Como no belo e realmente emocionante final.

De todas as versões, a terceira e mais lembrada é a de 1977, com Barbra Streisand. Muitos dizem que vem a ser a melhor versão. A atual pode não ser melhor ou pior, mas tem mais personalidade.
Com todas as músicas gravadas ao vivo, acompanhamos a história de Ally (Gaga), uma aspirante a artista que é descoberta por Jackson Maine (Cooper), um músico famoso que se apaixona por ela e a incentiva a mostrar seu talento para o mundo. Essa relação é corroída pelos extremos pessoais dele em confronto com a ascensão profissional dela. O ponto nevrálgico está no sentimento que os complementam. aí está inclusive o poder do filme em si.
Nasce Uma Estrela é forte, é crível, é profundo. E por muitas razões. O certo era o título vir no plural, com Bradley emergindo como um diretor de cinema muito interessante e interessado (sua interpretação é brilhante também, mas ele fez um filme para si, inclusive pelos generosos closes de camera), e Lady Gaga como uma atriz de recursos e maneirismos próprios. E pensar que comecei o filme achando que sabia onde estava trafegando…

Avaliação: 4,5/5

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasGames

O que Sucedeu em Next of Kin?

Em agosto de 1990, Thomas Anderson e sua esposa Martha decidiram se...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

CríticasGames

Rage of the Dragons Neo valhe as bolhas nos dedos!

Houve um tempo, ainda que curto, em que os jogos de luta...

FilmesTrailersVideos

Star Trek: Seção 31, com Michelle Yeoh, ganha trailer na CCXP24; veja

“Star Trek: Seção 31”, longa que trará Michelle Yeoh de volta para a franquia, ganhou...

CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...

AstrosFilmesNotícias

Johnny Depp pode voltar para “Piratas do Caribe 6”

Após uma série de reviravoltas digna dos cinemas, Johnny Depp pode estar...