Ícone do site Ambrosia

O Curioso Caso de Benjamin Button, um filme simplesmente lindo

bbuttonbanner

Se olharmos atentamente para a história desse filme, não veremos o motivo de ele ser um dos mais cotados para levar o Oscar de melhor filme, onde já se viu uma história de um homem que nasceu velho e vai se tornando jovem com o passar dos anos. O que torna O Curioso Caso de Benjamin Button um filme excepcional, não é a história em si, são os personagens inseridos nela.

bbutton01No elenco temos Brad Pitt no papel do personagem principal e Cate Blanchett que vive o grande amor de sua vida, Daisy. Há quem acredite que a atuação de Brad no filme é a melhor de toda sua carreira e Cate está simplesmente estonteante e encantadora com seus belos cabelos ruivos e sua presença marcante em cena.

Trata-se de uma fábula, levemente baseada no conto de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), escrito em 1922, sobre um sujeito “nascido em circunstâncias incomuns”. A história começa após o término da 1ª Guerra Mundial, Benjamin Button nasce velho, às portas da morte e doente. Acontece que as circunstâncias incomuns em que ele nasce, ao invés de morrer, Benjamin rejuvenesce a cada minuto, numa dramática inversão do ciclo da vida.

bbutton02Abandonado pelo pai biológico em um asilo, Benjamin encontra uma família nos moradores do lugar. O filme lembra muito a narrativa de Forrest Gump, o que não é para menos, uma vez que o roteiro é de Eric Roth, o mesmo escritor do premiado filme estrelado por Tom Hanks e divide com o longa anterior o mesmo delicado equilíbrio entre drama, humor e aventura, ainda que Fincher tenha um estilo mais maduro que o de Robert Zemeckis.

O que torna esse filme especial, é justamente o drama de Benjamin ao se comparar com os que estão a sua volta, enquanto todos envelhecem a cada dia ele fica jovem. Esse drama ganha uma magnitude maior no seu relacionamento com Daisy, em um dos pontos altos do filme é quando eles ficam aproximadamente com a mesma idade e o público consegue sentir a que aquele momento, aqueles anos, são definitivamente os únicos anos de suas vidas que poderão ficar juntos.

bbutton07 bbutton04

Outro destaque do filme é a qualidade dos efeitos especiais, eu precisei de no mínimo 20 minutos de filme para sacar que aquela senhora moribunda que aparece no decorrer do filme era Cate Blanchett. Isso sem falar que é possível ver os traços de Brad Pitt no velho Benjamin Button (há quem acreditte que essa é a justificativa por ser o melhor trabalho do ator, uma vez que Brad só aparece mesmo da metade do filme para o final).

bbutton05 bbutton03

Todos já sabem como o filme irá terminar logo no começo, mas ver o amor de Benjamin e Daisy que começou na infância de ambos e vai se tornando belo a medida que o filme vai passando é lindo. O reencontro dos dois na escada do asilo é uma cena emocionante, bem como o reencontro na escola de balé.

O Curioso Caso de Benjamin Button não ganhou o Oscar de melhor filme, mas não deixa de ser um filme magnifico, muito bem feito, com atores competentes que tornam essa história bela. Recomendo a todos os apaixonados por cinema e preparem-se para se encantarem com o filme.

“Good night, Benjamin.”

Sair da versão mobile