Pobres Criaturas
de Yorgos Lanthimos
(Prime Video)
MELHOR FILME DE 2024!!!
Porque Yorgos (novamente ele) vira Mary Shelley e cria seu Frankenstein feminista com discussões sociais e filosóficas, não desperdiçando um Frame sequer de seu apurado senso cinematográfico para contar sua história regada de significados.
Rivais
de Luca Guadagnino
(Prime Video)
MELHOR FILME DE 2024!!!
Porque Guadagnino não apenas procura a melhor e mais original forma de enquadrar seus personagens e cenas, como também tem a mesma inquietação para quebrar os arquétipos esperados de construção de seus ricos personagens. É bonito analisar que entre o mainstream e o cinema (chamado) de nichos, ele mantém sua identidade e inquietação intactas.
Ainda Estou Aqui
de Walter Salles
(Em cartaz)
MELHOR FILME NACIONAL DE 2024!!!
Porque Salles entendeu o quanto um recorte poderia ressoar num todo como sociedade, sobretudo o momento político da qual estamos vivendo (e normalizando?). Fernanda Torres carrega na delicadeza de seus gestos a perplexidade de um país. E talvez por ser esse o recorte de uma família branca e privilegiada, atinja exatamente onde essa realidade anda sendo tratada como fantasia. Genial!
Vidas Passadas
de Celine Song
(Prime Video)
Porque a maturidade com que Celine Song constrói sua visão comedida sobre um relacionamento, com toques e percepções autobiográficas, é um alívio ao cinema asséptico atual. E é o primeiro longa dessa menina…
O Dia Que Te Conheci
de Andre Novais Oliveira
(Globoplay)
Porque o filme precisa de muito pouco para dimensionar tão profundamente mais do que um casal em registro romântico, mas seres trazendo dignidade complexa em suas rotinas ordinárias. Mais um brilhante filme da produtora Filmes de Plástico!
Anatomia de uma Queda
de Justine Triet
(Prime Video)
Porque além de ser o melhor roteiro do ano, beira a insanidade a construção dramática, narrativa e destreza emocional que se extrai dessa história. Prestemos muita atenção no que Justine Triet tem a falar daqui para frente…
Zona de Interesse
de Jonathan Glazer
(Prime Video)
Porque o que Glazer faz com todos os seus recursos semióticos é de uma genialidade que o cinema só alcança de tempos em tempos. Um dos filmes mais certeiros na exposição da crueldade humana. Bergman e seu “Ovo da Serpente” iam amar ver esse filme!
A Substância
de Carolie Fargeat
(Em cartaz e MUBI)
Porque é o filme mais interessante do ano, numa alegoria política e delirante muito certeira de uma cineasta que traz o feminismo como bandeira e faz disso seu melhor estandarte. Filmaço!
O Sequestro do Papa
de Marco Bellocchio
(Aluguel digital)
Porque Bellocchio recupera um extrato histórico da Igreja numa apropriação muito bem filmada do gênero thriller e do discurso laico como visão universal e certeira da sociedade.
Dias Perfeitos
de Win Wenders
(MUBI)
Porque fazer um cinema em cima da singeleza é uma virtude hoje em dia, e Wenders acredita nessa perspectiva. E no final, vemos que nós também.
Duna 2
de Denis Villeneuve
(MAX)
Porque é uma continuação ainda melhor que o primeiro filme, onde Villeneuve mantem um controle tecnico e narrativo invejável. MELHOR BLOCKBUSTER DO ANO!!!
Super/Man: A História de Christopher Reeves
de Ian Bonhôte
(MAX)
Porque sou deixar a mitologia para o personagem que o ator se mitificou, e trouxe o homem em perspectiva num documentário duríssimo, mas também demasiadamente humano.
Todos Nós Desconhecidos
de Andrew Haigh
(Disney Plus)
Porque foi muito sagaz ao elaborar o conflito do amor romântico gay maduro com suas raízes psicanalíticas, de Édipo a Lacam, passando por David Bowie. Coisa fina.
Furiosa: Uma Saga Mad Max
de George Miller
(MAX)
Porque apesar do fracasso de bilheteria, George Miller sabe muito bem desenvolver seu próprio universo, sobretudo quando se tem a melhor personagem dele.
Tipos de Gentileza
de Yorgos Lanthimos
(Prime Video)
Porque Yorgos tem uma habilidade impressionante de verter em dramaturgia a boçalidade da condição humana. E geralmente, como aqui, é esquisitamente genial!