Perdemos o dublador do Thanos, Leonardo José, um dos mais talentosos do país

Dia 18 de novembro perdemos um dos mais talentosos dubladores do Brasil, o carioca Leonardo Lachtermacher, mais conhecido como Leonardo José, aos 78 anos, morte causada por complicações do câncer de pulmão terminal que vinha tratando nos últimos anos.

Nascido em Niterói (RJ) em 1943, Leonardo ingressou na área militar, antes de entrar no ramo das telecomunicações, como jornalista e repórter (1963).  Seguindo como radialista (1966), ator (1969) e enfim, a carreira que o consolidou, dublador (1972), começando na Herbert Richers.

Locução de vários comerciais no Rádio e na TV durante os anos 1970 e os anos 1980, como também fez teatro e novelas (Final Feliz, 1982; Louco Amor, 1983; Vereda Tropical, 1984), mas sua voz ficou conhecida pelos vilões que dublou, entre os seus trabalhos, citamos:

Entre outros, mais uma grande perda neste 2021, que levou em abril, Iara Riça, conhecida por ser a voz da Arlequina, por Covid-19. Pouco tempo depois, Ana Lúcia Menezes, conhecida por ser voz em Peppa Pig. Em julho, o lendário Orlando Drummond morreu aos 102 anos. Ele foi Scooby Doo e o Vingador, de “A Caverna do Dragão”.  Mário Monjardim, dublador do Salsicha, morre três dias após Orlando. Em agosto, morreram Júlio Chaves, voz do peixe Marlin, de Procurando Nemo, por Covid-19, e Christiane Louise, voz da pata Margarida.

Que descansem em paz.

Sair da versão mobile