São Paulo recebe Festival de Cinema Fantástico

Entre 13 a 18 de Setembro, a 14ª. Edição do CINEFANTASY transforma a cidade de São Paulo na capital latino-americana do cinema fantástico. Com algumas das premières mundiais mais aguardadas de cineastas aclamados, e algumas estreias latino-americanas multipremiadas ao redor do mundo, a programação traz o que há de melhor e mais inovador no cinema…


Entre 13 a 18 de Setembro, a 14ª. Edição do CINEFANTASY transforma a cidade de São Paulo na capital latino-americana do cinema fantástico.

Com algumas das premières mundiais mais aguardadas de cineastas aclamados, e algumas estreias latino-americanas multipremiadas ao redor do mundo, a programação traz o que há de melhor e mais inovador no cinema fantástico. São mostras diversas para todos os gostos e cinefilias, com produções advindas de todo o Brasil, da América Latina e do mundo.

Ao todo são 115 filmes, 14 longas-metragens, 92 curtas-metragens nas mostras competitivas com sessões inéditas e exclusivas de longas e curtas-metragens distribuídos em seis dias e em dois locais da cidade de São Paulo – Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo – Bela Vista e no Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação). Além de cinco filmes convidados da Mostra Final Girls Berlin exibidos no Bijou e quatro do homenageado da edição, o premiado ator José Dumont que serão exibidos no Cineclube Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro).

O universo fantástico tem sido responsável pelas maiores bilheterias do mundo e premiado nos principais festivais, como Cannes, Berlim, Veneza, Sitges, além do Oscar. E o cinema brasileiro representa o gênero de forma grandiosa, com reconhecimento internacional, como em obras como Bacurau, As Boas Maneiras e os mais recentes Três Tigres Tristes e Regra 34. E agora o Cinefantasy traz 5 longas-metragens das mais diversas regiões do Brasil e reconhecidos em renomados Festivais, como Annecy, Tribeca, Independent Spirit Awards, diretamente para a competição principal, além de incontáveis curtas de linguagem inovadora para debater a distopia da realidade atual, através da ancestralidade espiritual, da animação, do queer horror e muito mais.

Quando o mundo parece se tornar cada vez menos verossímil, o cinema fantástico oferece uma forma potente de fabulação, de radicalização de experiências, manifestando um desejo de que o cinema pode, a partir da imaginação e do excesso, invocar aquilo é inalcançável.