A premiada documentarista Tetê Moraes, que está chegando aos 80 anos, atendeu a um convite da produtora Juliana de Carvalho, da Bang Filmes, e decide revisitar algumas amigas com idades semelhantes, para conversar sobre a experiência da passagem do tempo e saber como estas mulheres estão vivendo esse momento.
Esses encontros irão se transformar no documentário “Mulheres Maravilhosas” que incluirá algumas mulheres já conhecidas da mídia, e outras anônimas, de raças e classes sociais diversas.
“Vamos percorrer ideias expostas por Simone de Beauvoir no seu famoso e percursor livro ‘O segundo sexo’”’, até Jane Fonda em ‘O melhor momento’, passando por Graça Graúna, Conceição Evaristo, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Mirian Goldenberg, Heloisa Buarque de Hollanda, Ana Claudia Quintana Arantes, Helena Celestino, Renata Correa e Rosiska Darcy de Oliveira, entre outras”, adianta a produtora Juliana de Carvalho.
Animada com o novo projeto, que vai abordar um tema tão discutido atualmente como o etarismo, Tetê observa que, 40 anos após seu primeiro longa, “Lages, a força do povo”(que ganhou exibição especial no Estação Net Rio), o momento por que passa o país não tão diferente daquela época. ‘Apesar de não estarmos vivendo uma redemocratização e uma redescoberta do país, é como se fosse. Pois tivemos um desmonte muito sério nos últimos anos em vários setores como a cultura, a saúde, o meio ambiente e a educação, além do fascismo que imperou no Brasil”, compara Tetê.
Comente!