“Vai ser um clarão forte, bem forte e tudo vai mudar…”.
Isa fala consigo mesma, deixando mensagens em seu gravador para quando ela desaparecer ou perder a memória. Cita se sente presa em seu casamento, em uma casa cheia de santos e virgens. Maria volta para a cidade onde nasceu para enfrentar sua solidão. As mulheres de uma pequena cidade rural suspensa no tempo e atormentada pelo êxodo da população vivem entre a apatia de seu dia a dia, em que nada de extraordinário acontece, e um desejo profundo por experiências libertadoras que as façam se reconectar com esse lugar onde eram felizes ou sonhavam em ser.
Um Forte Clarão (Destello Bravío) é uma história misteriosa, sombria e sugestiva, distante das abordagens narrativas tradicionais. É uma ficção que bebe na fonte do documentário e dos códigos de suspense, com notas de realismo mágico e surrealismo. Desmonta os gêneros cinematográficos, rompe com a história tradicional e leva em conta vários cotidianos para descrever um estado de espírito: o sentimento dos habitantes de um lugar em processo de despovoamento, focando em suas mulheres.
O filme também aborda a busca pela beleza e a saudade da infância. Como causa de seus males, o sistema patriarcal e a chegada da globalização. É uma busca pessoal entre realidade e fantasia, naturalismo e surrealismo. Uma ficção estrelada por não-atrizes e não-atores, nativos da região de Tierra de Barros (Badajoz, Espanha) e arredores, escolhidos após inúmeros testes de elenco. As protagonistas são mulheres reais, longe de cânones normativos, que trazem sua verdade nua para o trabalho. A cidade e as cidades vizinhas foram protagonistas na realização do filme.
O filme mergulha nas construções sociais de homens e mulheres, bem como caminha pelas idiossincrasias dos povos do sul da Espanha. Questiona os benefícios do fim de uma era e a chegada da globalização, que implica a perda de tradições mais profundamente ligadas ao meio rural. O filme tem como objetivo refletir sobre as estruturas sociais, culturais e relações de gênero que compõem nossa convivência.
Serviço
“Um Forte Clarão” será exibido na plataforma Mostra Play e nas salas de cinema de São Paulo.
Horários de exibição
22/10 17:30
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 3
23/10 14:00
RESERVA CULTURAL – SALA 1
Para mais informações visite https://45.mostra.org/filmes/um-forte-clarao